A Bíblia revisitada

23 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em A Bíblia revisitada

No Livro 2 do Êxodo somos informados do episódio em que Moisés recebeu, no Monte Sinai, as Tábuas da Lei, ou os 10 Mandamentos. Recebeu duas vezes, pois a primeira versão foi por ele destruída ao ver os judeus adorarem o bezerro de ouro. Antes disso, Moisés foi atraído por uma sarça (arbusto) ardente, que estava sempre em chamas.

Aos fatos. A Bíblia não explica como foi a segunda versão dos 10 Mandamentos – a primeira foi extraída de uma rocha. É bem provável que a primeira versão tivesse algum erro de revisão, o que levou o SAC divido a recolher o produto com defeito. Foi o primeiro recall da história. Na realidade, uma segunda via, por assim dizer.

O bezerro de ouro também carece de explicação, mas há estudos sobre ele. No entendimento de especialistas, Moisés se irritou não pelo ouro, mas porque os hebreus tinham criado a primeira Bolsa de Valores, que começou a dar muito dinheiro às tribos. Aquilo não estava previsto nos regulamentos, então não pagava nenhum imposto. Daí a fúria do barbudinho.

A sarça ardente tem duas versões. Um arbusto que queima asi no más pode ser indicativo de turfa, uma terra inflamável que está no estágio intermediário entre petróleo e carvão. Mas há outra versão mais lógica ainda: a sarça ardente era um eufemismo. Quando Moisés precisou do recurso, procurou uma macega.

Infelizmente para ele, era urtiga.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »