Uccellacci uccellini

13 jul • NotasNenhum comentário em Uccellacci uccellini

Ou gaviões e passarinhos, nome de um filme do diretor Pier Paolo Pasolini, de 1966. Lembrei dele porque estamos vivendo o império dos gaviões atropelando passarinhos, que somos nós. Indefesos diante esse predador que, tal como a música cantada por Maria Betânia, “É um bicho que voa que nem avião/Pega, mata e come“.

https://promojogajunto.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=campanha_joga_junto&utm_content=escala_600x90px

Neste particular, estamos bem servidos. Ou comidos. A começar pela reforma tributária, cujas poucas garras que mostrou estão a indicar que o setor de Serviços vai pagar o pato.

Os gaviões do Senado

O Senado certamente vai mudar o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, texto que então voltará para avaliação dos deputados federais. A boa notícia é que só em outubro ele começará a apreciar o projeto. Transição até 2026, dois tipos de IVA, vai valer na íntegra só em 2033.

https://cnabrasil.org.br/senar

Boa notícia digo eu, porque só no segundo semestre o ministro Fernando Haddad vai entrar no campo dos tributos pessoa física e lucros/dividendos. O que se sabe é que, para o governo, quem ganha R$ 5 mil é rico. Então aprontai vossas carteiras, irmãos em sofrimento.

Os gaviões de cada dia

Além da reforma, há outros gaviões sobrevoando a passarinhada. Aos poucos, o Estado vai sendo aparelhado, querem terminar com os Colégios cívico-militares, cujos alunos são os mais bem-sucedidos nos vestibulares – aqui junto com o Israelita.

No dia- a dia, uccellacci não faltam, desde a insegurança, sensação de impotência em face do avanço da criminalidade, o domínio do tráfico no Crime S.A., em boa parte com ordens de quem já está preso. Em pleno século da alta tecnologia, não conseguimos evitar a entrada de celulares (e armas) nos presídios. Sai dessa, Chat GPT.

Além de outros ataques aéreos, temos o inferno derivado da internet. Coisa boa ela. Mas para incomodar como ela incomoda quase anula os benefícios.

O exemplo mexicano

O estado de calamidade no RS me lembra uma frase do ex-presidente mexicano Porfirio Diaz sobre as agruras eternas do seu país:
Pobre México. Tão perto dos Estados Unidos e tão longe de Deus.
Também estamos meio longe Dele, não?

Carneiros e poodles

Os pelos de cães da raça poodle possuem características idênticas à lã de carneiro, e podem ser utilizados pela indústria têxtil. É o que consta na dissertação de mestrado do pesquisador Renato Nogueira Lobo, da USP.

Segundo o portal Making Of, para produzir uma tonelada de fio seriam necessários 600 quilos de pelo de poodle, obtida por meio da tosa de 800 animais. Seria uma alternativa para diminuir o descarte de pelos nas pet shops. É muito cão.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »