Subindo…

17 jun • Caso do Dia, Notas2 comentários em Subindo…

A Venezuela lança cédulas de até 50 mil bolívares. É o efeito perverso da inflação, que lá saiu do controle há muito tempo. E não tem nem de perto salvadores da pátria monetária como o Brasil teve no Plano Real. Aqui, tivemos a tentativa de movimento oposto: tirar cédulas de valor alto de circulação.

Circulando…

Não faz muito o ministro Paulo Guedes queria que o Banco Central recolhesse as cédulas de R$ 50 e R$ 100, uma forma de obrigar os poupadores de colchão a trazer seu rico dinheirinho à luz do sol. É uma forma de injetar, ou tentar injetar dinheiro na economia. Porém…

Princípio de Lavoisier

Esse dinheiro todo não reentra na cadeia produtiva. Vai é se transformar em dólar. Como no enunciado do sábio francês, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Seja como for, parece que a ideia não foi levada adiante. Eu digo parece, porque no Brasil tudo pode acontecer mesmo parecendo que não.

Os donos da universidade

Trecho do artigo Os Donos da Universidade Pública do escritor gaúcho Percival Puggina, uma pena corajosa que não treme em serviço:

Não vou chover no molhado do verdadeiro caudal de vídeos, denúncias, reportagens, testemunhos, referentes a abusos de toda ordem e, perante os quais, quem erguer a voz recebe o adesivo de fascista. No Brasil, hoje, ser chamado de fascista é a melhor evidência de não o ser. Mas não estou tratando aqui de curiosidades da vida estudantil nem de meros arroubos juvenis. Estou falando de organizações partidárias e correntes revolucionárias que se apoderaram do espaço acadêmico causando imenso dano à sociedade brasileira. 

Na bandeja

IMG-20190614-WA0000

E depois como operador de Direito. Durante anos Dinarte Valentini trabalhou no Bar do Beto da rua Venâncio Aires, Porto Alegre.

Conhecia todo mundo e era, como ele diz, um ombro amigo para conhecidos e até desconhecidos. Neste meio tempo formou-se em Direito e se aposentou como garçom.

O que ele viu e sentiu está na sua autobiografia. Lançamento dia 25, 18h, no próprio Bar do Beto. Que, por sinal, é um bar muito agradável com ótima cozinha.

Cetegê

Integrantes do grupo de dança União Gaúcha Simões Lopes visitaram, nesta sexta-feira, o ministro Osmar Terra. Eles participam da Expotchê, maior feira gaúcha realizada fora do Rio Grande do Sul, que começou no dia 7 é vai até o dia 16 de junho, em Brasília. O GTG União Gaúcha, que é de Pelotas, é o mais antigo do Estado.

file-1

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

2 Responses to Subindo…

  1. jorge backes disse:

    Bom dia
    Tenho reportagem que saiu no Jornal de Novo Hamburgo sobre
    os municípios em que os moradores declararam no IR que possuem
    dinheiro guardado em casa, no colchão.
    Entendo que este assunto é um bom prato para ti.
    Passa o e-mail que mando copia das reportagem para
    backesja@yahoo.com.br
    valeu
    jbackes Poa 17/06/2019
    Jbackes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »