Que cheiro bom é esse?

12 jan • Caso do Dia, Notas1 comentário em Que cheiro bom é esse?

menina sente o cheiro de rosas

Um site inglês especializado em pesquisas fez a seguinte pergunta aos internautas: “Qual cheiro te deixa mais feliz?” Depois de mais de quatro mil respostas, o resultado foi uma lista com os dez aromas mais agradáveis ao nosso olfato. Mas advirto que existem outros estudos que não contemplam esta ordem e até adicionaram outros odores.

A lista dos Oito

Segundo o site, perfumes ocupam a primeira posição, seguindo-se cheiro de terra molhada, café sendo moído, alho e cebola fritos, carro novo, chocolate, pão quentinho e cheiro de livro. Separei oito de uma lista maior, mas eu excluiria o perfume, não é essa a ideia, e alho e cebola, porque nem todos gostam deles. Então são sete que separei.

A lista dos Cinco

Nos anos 1970, encontrei uma lista dos cinco cheiros mais lembrados. Não recordo bem a ordem, mas nela estava o cheiro da rosa, que faz todo sentido; não incluía cheiro de livro, mas eu o acrescentaria, especialmente os impressos até 1960/70, quando o papel era banhado em uma solução química para evitar traças e a fragmentação. Meu Deus, como lembro dele nos meus livros de infância. Alguns remetiam a baunilha. Cheiro de grama recém-cortada, de melancia segundo meu olfato, café.

Se não for exagerar, gostaria de incluir o cheiro do mato e de água de arroio ou rio pequeno. Tenho minhas razões, os urbanos provavelmente perguntariam “qual é?”

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Artigos Relacionados

One Response to Que cheiro bom é esse?

  1. jorge backes disse:

    Boa tarde
    Fizeste comentário sobre as novas placas que não possuem separadores entre os caracteres para fácil identificação
    e memorização.
    Vi um carro da Republica Argentina com a seguinte separação
    dois caracteres, espaço, três caráteres, espaço e os últimos dois.

    Acredito que um dos dois
    ou ambos estão errados…. heheh
    Atenciosamente – Jbackes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »