João Egydio Gamboa

11 jan • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em João Egydio Gamboa

Gamboa festaFaleceu ontem, durante um procedimento cirúrgico, o jornalista meu amigo e ex-colega do JC João Egydio Gamboa, 76 anos. Uma amizade que vinha desde os anos 1970 – ele sempre trabalhou no JC.

De riso fácil, era um cara ideal para alegrar qualquer papo. Eu o chamava de Gambi, e fazia troça do seu sobrenome tipo “Lá vem o Gamboa à toa pela avenida João Pessoa tecendo loa a uma broa”, e lá se iam outras bobagens verbais.

Nossa amizade começou em uma viagem para São Paulo a convite do Grupo Áurea para a inauguração da sua nova sede. Era um conglomerado financeiro que pertencia aos irmãos Pascowitch, nascidos em Rio Grande (RS) mas que cedo foram para São Paulo. Uma breve digressão: antes disso os irmãos fabricavam ou montavam a Lambretta no Brasil, isso nos anos 1950/60. No Rio Grande do Sul, o Áurea tinha como diretor o jornalista Adail Moraes, pai do então ministro Pratini de Moraes.

Depois disso, a gente se colidia a toda hora nas coberturas do dia a dia. Eu pulando de veículo em veículo e ele sempre no Jornal do Comércio, onde estou há 22 anos. A especialidade dele era a área política, mas se preciso fosse se virava nos 20. Adeus, Gambi, fica com Deus.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »