Hackathon Senar-RS reúne participantes de todo o país e até do Exterior

5 dez • ArtigosNenhum comentário em Hackathon Senar-RS reúne participantes de todo o país e até do Exterior

As 27 equipes participantes do 2º Hackathon Senar-RS estão trabalhando à todo o vapor para cumprir os desafios propostos pela organização do evento, iniciado na sexta-feira (4).

Pudera. Em menos de 24 horas, eles terão de submeter seus projetos à banca de avaliadores, que irá julgar as propostas pelos critérios de Criatividade e Inovação, Qualidade Técnica, Viabilidade e Aplicabilidade. Os melhores trabalhos receberão R$ 50 mil em prêmios.

Uma característica marcante desta edição da maratona de inovação é que, por ser totalmente online, acabou por encurtar distâncias. Muitas equipes são formadas por participantes que moram em cidades diferentes.

Dos 127 inscritos, cerca de 50 que moram fora do Rio Grande do Sul, em estados como Amazonas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Espírito Santo. Ainda participantes que moram em Portugal, Áustria e Estados Unidos.

Conversamos com dois deles: o português Tiago Lopes e o brasileiro radicado na Flórida Allan Espitalette Popak. Aos 41 anos, ambos têm longo currículo na área ambiental e trabalham em parceria com empresas brasileiras. Suas expertises foram o passaporte para convites de equipes do Hackathon, já que, dessa vez, a distância não seria um empecilho.

“A experiência de criação coletiva a distância vai ser desafiante, mas como em tudo na vida, será uma verdadeira aprendizagem. Temos de elevar o nosso espírito de resiliência”, avalia o químico Tiago, que mora em Lisboa e integra a equipe Gira.

Com 15 anos de experiência na área ambiental, o biólogo Allan mudou-se para os Estados Unidos em 2016, para fazer pós-doutorado em restauração florestal com agrofloresta. É seu primeiro Hackathon, mas Allan acredita que sua experiência pode colaborar com a equipe Tech for Plant. Além disso, ele espera aprender muito.

“Nossa expectativa é desenvolver uma solução em brainstorm, aprender o que falta pra gente tirar nosso produto do papel, terminar nosso protótipo. A gente quer apresentar as soluções para o evento e aprender com outras equipes e palestrantes”, diz o biólogo.

Um pouquinho de descontração

Nem só de trabalho duro se faz uma competição. Neste sábado, foi realizado o Primeiro Desafio Criativo do 2º Hackathon Senar RS. Os participantes foram convidados a gravar um vídeo de 15 segundos com a  a paródia da dancinha do ET (https://bit.ly/36I6A7Z). A melhor atuação receberá um kit especial agro/churra da Fortral/New Holland, patrocinadora da atividade.

Mas se o sábado teve espaço para descontração, neste domingo (6), a competição será para valer. A partir do meio-dia, as 27 equipes começam a apresentar seus projetos perante a banca de avaliação.

A ordem das apresentações será definida por sorteio, e o representante de cada time terá 5 minutos para apresentar suas ideias e outros cinco para responder a perguntas dos jurados. O anúncio dos vencedores está previsto para as 18h.

Domingo

– 12h – Pitchê!
– 18h – Anúncio dos vencedores
E tudo isso você poderá acompanhar, ao vivo, pelo canal do Senar-RS no YouTube: www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul.

Allan Popak (à esq.) Tiago Alves moram nos EUA e Portugal, respectivamente  (Arquivo pessoal)

Allan Popak (à esq.) Tiago Alves moram nos EUA e Portugal, respectivamente (Arquivo pessoal)

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »