Diário da peste

16 abr • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Diário da peste

ÁREA da Saúde procura equipamentos de ventilação e respiração artificial, que estão em falta, enquanto o Uruguai descobriu um que está em todos os parabrisas dos veículos: o motor do limpador.

BATIZADO de Respirador Charrua, o aparelho foi desenvolvido pelo médico Roberto Vanessa e equipes de técnicos e engenheiros.

A necessidade é a mãe da invenção.

COMO e que é, Senhores da Saúde, vão aproveitar o invento dos uruguaios?

SABEREMOS após o bichinho ter tomado calmante e se transformar em gripe comum o quanto aumentou o conhecimento sobre vírus.

banrisul parceira

O PROBLEMA é que especialistas, sem generalizar, têm complexo de Sua Santidade. Eles costumam não ter visão lateral. Por isso, dificilmente aceitam ideias alheias ao grupo.

É AQUELA máxima de encontrar a pessoa certa no momento e lugar certos.

mais de semana chamou atenção o fato de que países que sempre tiveram políticas severas de vacinação, em especial a BCG para a tuberculose, são menos afetados pelo coronavírus.

EXEMPLO: o território da antiga Alemanha Oriental, com bem menos que a ocidental, e estados do Sul do Brasil, onde a infecção está sob controle com relativamente poucos casos; a África, por incrível que pareça.

NOS Estados Unidos, devido à cultura da independência e um certo desprezo pelo governo, não houve essa severidade. Coincidência ou não, os casos e mortes dispararam.

DEVERIA ser pesquisada essa correlação. Mas não. Não há nenhum esforço maior nesse sentido.

MAIS dia menos dia, seremos todos infectados, a maioria com sintomas leves ou já imunizados. Por isso a Universidade Federal de Pelotas está fazendo testes rápidos por amostragem. Se a prevalência do vírus for alta, pode explicar se o isolamento ajudou ou não. Se for este o caso, o ex-ministro e médico Osmar Terra estava com a razão.

OS CASOS novos já estão caindo veja os primeiros gráficos:

Z Z Z Z z COVID CURVAS 14.04 Noite (1)

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »