As cores da infância

21 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em As cores da infância

Criança, ainda, tentando aprender o mundo no curso fundamental no Grupo Escolar de São Vendelino, então Curso Primário, lembro do meu deslumbramento quando ganhei uma caixa de lápis de cor. O mundo podia ser pintado! Algumas semanas depois veio a fase 2 do deslumbramento, quando por acaso passei o lápis amarelo e a página do meu caderno ficou verde! Foi adiante misturando cores e recordo como obtive o lilás misturando vermelho e azul.

O mundo não era só colorido. O mundo era meu. Pensei ter descoberto a roda, quando tempos depois fiquei sabendo que um italiano chamado Leonardo da Vinci tinha feito a MINHA descoberta 500 anos antes, o traidor da minha alegria de inventor. Era difícil obter conhecimento sem bibliotecas e principalmente saber o que procurar, então levei anos para descobrir que da Vinci criou a Teoria das Cores a partir das cores básicas, vermelho, amarelo e azul – a TV substituiu o amarelo pelo verde, resultando nas cores secundárias.

Eu tenho um palpite sobre esse italiano. Ele era ou um ET ou um viajante do tempo. Não pode um sujeito criar tantas coisas, antever avião, helicóptero e dezenas se não centenas de invenções que usamos hoje com um cérebro humano, ainda mais cérebro daquela época. As descobertas básicas foram todas feitas lá atrás. Hoje só as emolduramos.

Mas tive meus 15 minutos de deslumbramento, ah se tive. Ele só acontece na infância.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »