Fritada de miolos

13 set • Caso do DiaNenhum comentário em Fritada de miolos

Com a greve dos bancários, os terminais eletrônicos, os TADs, são a salvação da humanidade, pelo menos a humanidade brasileira em geral e gaúcha em particular. Então eu devo ter feito algum mal que ofendeu o deus dos TADs. Das duas vezes que botei uma conta para o leitor ótico ler, essa bostinha não leu. Atrás de mim, uma fila de impacientes bafejava minha nuca. Se o piso das agências fosse de madeira, daria para ouvir o pé batendo na madeira, como nos cartuns que mostram alguém irritado.

Então, eu comecei a digitar os 50 números daquela tortura. Errei já no quarto, o que me levou à triste conclusão que eu sou burro. Pior, que faço parte dos mais de 70% de analfabetos funcionais deste rico país.

Estou desenvolvendo uma teoria, a de que tanto a cultura útil quanto a inútil fritam o cérebro. Ter familiaridade com a Dupla Fenda de Feynmann, que NaCl significa cloreto de sódio, e que cloreto de sódio vem a ser o sal de cozinha ou que se usa óleo de amendoim na cozinha de submarinos porque ele não larga fumaça, ou até mesmo que o cabelo rastafari que se pensa ser da Jamaica vem de Ras (Chefe) Tafari, nome civil do antigo imperador da Etiópia Hailé Selassie, que não tem nada a ver com Jamaica exceto que etíopes foram dar as caras no Caribe lá atrás.

Coisas assim deixam o cérebro entorpecido a tal ponto que ele não consegue nem mesmo comandar tua mão para que ela digite números. Credo.

PS: publiquei esse texto no meu antigo site em 2014, também em tempos de greve dos bancários. Parodiando o lema dos banqueiros do jogo do bicho, ainda vale o escrito. 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »