Batom na cueca 

24 set • NotasNenhum comentário em Batom na cueca 

Os mercados mundiais tiveram ontem enorme alívio com a informação de que o governo chinês vai bancar o prejuízo da imobiliária Evergrande, gigante mais encalacrado que marido com batom na cueca.

Salvos pelos comunas

Desta vez, os comunistas ajudaram os capitalistas, e não é força de expressão. O Partido Comunista Chinês tem um dos maiores fundos de investimento do mundo, e estava pendurado na Evergrande. Daí pressionou a chefia.

https://euacredito.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=promo_eu_acredito&utm_content=centro_600x90px

Os donos da China

Cada PC de cidades da China tem enormes investimentos dentro e fora do país, e cada um tem mais interesse neste ou aquele ramo da economia. O mais forte é ou era o PC de Xangai. Como eles não publicam balanços. Nunca saberemos como vai o negócio.

O guru capitalista

Se eu fosse investidor em bolsa, ajoelharia na frente do retrato do Mao Tsé Tung e diria “Obrigado, mestre Mao, obrigado por ensinar teus discípulos a ganhar dinheiro, o que evitou que a gente quebrasse.”

https://cnabrasil.org.br/senar

As voltas que o mundo dá

É pra ver como o mundo dá voltas. Lenin, Stalin e outros expoentes soviéticos desenharam o capital e a União Soviética implodiu. Os salvados do incêndio ficaram com Putin.

Verdades verdadeiras

Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), relator, e Jorginho Mello (PL-SC) trocaram acusações, entre gritos de “puxa-saco”, “picareta” e “vagabundo”. Se não fosse a turma do deixa disso, teria acontecido… nada. Os  seguranças dos parlamentos servem como desculpa para os desafetos não chegarem às vias de fato. Uma espécie de habeas corpus preventivo.

Nestes anos todos de jornalismo, raramente os parlamentares passaram do insulto ao tiro ou soco na cara, mas já foi diferente antes dos anos 1960. Revólveres fumegantes e cadáveres se davam muito bem.

No caso dos senadores Renan e Jorge, tendo a achar que os dois estavam com a razão, mas ficou muita gente de fora.

Quando Renan Calheiros foi escolhido para a relatoria da Comissão, concluí que rabo longo e grosso na politica é condecoração. Perguntei na época e pergunto de novo: você compraria um carro usado de Renan?

Que país maravilhoso esse nosso! Temos circo todo santo dia, mas o palhaço é quem está na plateia.

Desejo errado

Aí vou almoçar e o cara me diz “bom apetite”. Bem, isso já tenho, eu queria era ter menos apetite.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »