A greve dos aeroviários

25 abr • ArtigosNenhum comentário em A greve dos aeroviários

É… Há um mundo dos interessados em saber mais sobre aviões e viagens aéreas, seja você ou não um geek da aviação. Confesso que eu também não sabia. Sempre que há um Air show procuro ir, o que eu não sabia era da existência de tantos “museus”, assim como nunca imaginei a existência de “condomínios” que a atração não fossem praias, piscinas ou campos de golf.

Bem então vou lhe dizer que existe, e em quantidade. São condomínios que a atração principal é o campo de pouso dentro de sua área e em volta estão casas com garagens para o seu automóvel e também para o seu AVIÃO. Loucura? Quem sabe, mas cada um na sua, e deste tipo de excentricidade existem quantidades. Veja por exemplo:

Perto do aeroporto de Los Angeles, a loja da rede In-N-Out Burger, na West 92nd Street com Sout Sepulveda Boulevard oferece hamburger’s e cheese burgers duplos e um dos melhores pontos do mundo para se ver aviões. Comprei o: The jet as a Art, de Jèffrey Milstein, com estonteantes fotos de aviões e fiquei sabendo.

Já em Houston, no texas, tem um adorável museu da era de ouro das viagens aéreas, o 1940 Air Terminal desativado de arquitetura art déco o esperando. Eu só fiquei sabendo quando em Houston fiquei hospedado com o Daniel, também fotógrafo e que era um pouco mais velho do que eu e, tem entre seus feitos ter combatido com a Força Aérea Americana na Guerra da Coreia.

O museu Imperial da Guerra, na Inglaterra, é um bate-volta de um dia desde Londres. Tem uma bela coleção de aviões militares e civis, incluindo um Concorde, num histórico campo de aviação construído para a guerra. Ingresso: £ 15,90, free aos domingos.

Já a cerca de 20 quilômetros de Moscou, na Rússia, o Museu Central das Forças Aéreas é o mais importante museu de aeronáutica russa que sucedeu a CCCP soviética. Pode-se ver o TU-144 supersônico (o “Concordski”). O Concordski é uma cópia, um xerox tão claro que até virou piada, assim como a CAMARADSKY. Confesso que nunca o vi, mas bem que gostaria de ver algo sobre o programa espacial soviético, que ao ver de muitos é a única coisa que os russos fazem bem. Tem também um modelo experimental de foguete do programa espacial russo. Confira antes da visita e as restrições de entrada.

Eu diria, reconfirma também, pois tudo lá é complicado. Devo dizer que nunca fui, nem sabia que existia, se tiver uma outra chance irei.

Segundo outros, não é bem assim, quando alguém perguntou a um dos chefes da Nasa o porquê do sucesso russo no início da corrida espacial, o oficial respondeu:

− É que os alemães deles são melhores que os nossos.

Flávio Del Mese

Flávio Del Mese nasceu em Caxias, mas tem quase certeza que sua cegonha passou a baixa altura e foi abatida. Isso frequentemente acontece com quem voa por lá, sejam sabiás, tucanos, corujas ou bentevis, mas não tem queixas. Foi bem recebido tanto na infância quanto na juventude, assim como em Porto Alegre, onde chegou uns 15 anos depois, já sem cegonha e a cidade o embala com carinho até hoje. E ele sabe do que fala, pois conhece 80% dos países do globo. Na Europa só não esteve na Albânia, da América só não conhece a Venezuela (prevendo quem sabe, que do jeito que vamos, em breve seremos uma Venezuela). Na Ásia, não passou pela Coréia do Norte e pelo Butão, mas à China foi 6 vezes e também 6 vezes esteve na Índia, sendo que uma delas deu a volta no país de trem, num vagão indiano, onde o até hoje, seu amigo Ashley, tinha uma licença para engatar o seu vagão atrás das composições cujos trilhos tivessem a mesma bitola. Sua incrível trajetória de vida é marcada por uma sucessão de acasos que fizeram do antigo piloto da equipe oficial VEMAG (vencedor de 5 edições de Doze Horas), em um dos fotógrafos mais internacionais do Brasil. Tem um acervo de 100 mil fotos- boa parte delas mostradas nos 49 audiovisuais de países que produziu e mostrou no Studio durante 20 anos e que são a principal vitrine do seu trabalho (inclusive o da volta na Índia de trem). Hoje dedica-se a redação e atualização dos Blogs Viajando por viajar e Puxadinho do Del Mese com postagens sete dias por semana.
Extraído de reportagem:
Ademar Vargas de Freitas
Clóvis Ott
Juarez Fonseca
Marco Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »