Venezuela sem saída

17 fev • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Venezuela sem saída

Professor titular de Ciência Política da Universidade Internacional da Flórida (FIU, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, Eduardo Gamarra não tem uma visão otimista sobre a situação na Venezuela, não só pela crise profunda já existente no país, mas também por não enxergar uma solução breve à vista para o impasse político, segundo entrevista ao Estadão.

Líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó se autodeclarou presidente interino da Venezuela, em desafio ao regime de Nicolás Maduro, e tem recebido grande apoio internacional, inclusive dos Estados Unidos e de várias nações da região, como o Brasil, mas Gamarra alerta que isso não basta para haver uma mudança de governo.

Mesmo as sanções americanas devem apenas sufocar mais a população local, elevando o número de refugiados, mas sem força para alterar o status quo, diz o professor, especializado em Política Latino-Americana, Democratização e Neopopulismo.

Conclusão: para os sofridos venezuelanos não há boa notícia. Se ficar o bicho come se correr o bicho pega.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »