Banho-Maria

17 fev • A Vida como ela foiNenhum comentário em Banho-Maria

Banho-maria é um método científico utilizado em laboratórios químicos, na indústria e na cozinha caseira para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, através do contato com o vapor de água em um recipiente inferior. Atribui-se o nome a Maria-Miriam, irmã de Moisés.

Não sei como uma figura bíblica pode ter descoberto essa arte e em quais líquidos ela teria cozinhado. O que eu sei é que, nos anos 1950, nossas mães comprovam latas de leite condensado Moça, da Nestlé, e a submetiam a esse processo, cujo resultado  final era o dulce de leche. Aquela gostosura que levávamos dias para comer usando uma colherzinha para durar mais.

Quando fui interno do Colégio São Jacó, em Novo Hamburgo, hoje campus da Feevale, era uma das poucas alegrias que se tinha no severo sistema marista de ensino. Durava uma semana inteira. A lata era guardada na estante, chaveada. Porque tinha ladrão de leite condensado de banho Maria.

Tenho que dizer que eram duas alegrias. Além deste, o pastel que era vendido no intervalo das aulas no pátio do Colégio. Nunca mais como um igual, daí minha procura incessante pelo pastel perfeito.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »