Trabalho e trabalho  

22 ago • Caso do Dia, Frase do DiaNenhum comentário em Trabalho e trabalho  

Que Santa Catarina está bombando nós gaúchos estamos carecas de saber. Mas que lá se vende mais veículos do que o Rio Grande do Sul é novidade contada pelo presidente da Fenabrave-RS/Sincodiv, Fernando Esbroglio. E olha que nosso vizinho tem apenas 2/3 da população gaúcha. A velha história de sempre, enquanto nós aqui ficamos chorando em vez de arrumar a casa, nos sucessivos governos, eles tocavam ficha.

Imagem: Freepik

Festa e festa

O Estado, entendido como ente, hoje é mero gerenciador de folha de pagamento. E nem consegue pagar em dia. O inchaço da máquina pública gaúcha se deu a partir dos anos 1980, quando – para usar um provérbio gaúcho – abriram as porteiras. Não só. Cargos em Comissão (CC) foram efetivados como funcionários públicos na constituição de 1988 e por via de consequência, na Carta gaúcha.

Manezinho se mudou

E para piorar, basta atravessar o Mampituba para a gasolina custar 50 centavos a menos. Então, quem é o mané aqui?

País do Carnaval

O doutor Maduro lá das Venezuela, como se diz na Fronteira Oeste, cortou zeros da moeda nacional como se isso fosse eficaz para combater a hiperinflação. Grande côsa. Se adiantasse, a partir de fevereiro de 1967, não teríamos o dragão dando bafo na nunca. O Brasil teve nove moedas desde 1911. Somos realmente o país do Rei Momo.

Vivendo e aprendendo

Aprendi uma coisa com o vice-presidente do Setcergs (transporte logístico), Frank Woodhead. Para ser viável uma ferrovia precisa cobrir pelo menos 3 mil Km de distância e transportar cargas com fins industriais, como minério de ferro e carvão.

Sem volta

O velho pleito gaúcho de retomar o transporte ferroviário fica só na lamúria mesmo. Nossos trechos mal e mal cobrem 900 km.

Eleição

Desisto de comentar eleição para presidente, pelo menos até ficar decidido pelo poder competente se Lula pode ou não ser titular do time. Por tudo que se sabe, nem no banco vai ficar. Mas, em um país como o nosso, tudo pode acontecer inclusive nada, como dizia o saudoso jornalista Adão Oliveira.

O xis do problema

Até agora, existe uma grande dúvida. Lula transfere quanto dos 35% ou 37% das intenções de voto para Fernando Haddad? E quantos indecisos vão votar no poste? Os sábios dizem que, pelas pesquisas mais recentes, Haddad não conseguirá muito mais que os 15% que tem hoje, se tanto.

Amigo secreto

Outro ponto a considerar – pronto, já estou comentando eleição – é que Jair Bolsonaro é visto como o maior perigo pelo PT. Não Geraldo Alckmin, Bolsonaro. E, num eventual segundo turno entre ele e o capitão, boa parte do PT paulista vota no tucano sem pestanejar. Pelo que me dizem amigos da pauliceia desvairada, Alckmin e o PT paulista não se dão mal, por assim dizer.

Ora, vejam só!

A Coca-Cola ameaça interromper sua produção de refrigerante na Zona Franca de Manaus e deixar o Brasil caso o Governo não devolva ao setor os benefícios que tinham antes da paralisação dos caminhoneiros, segundo informações da Folha de São Paulo. Em resumo, ela (e outras marcas de refrigerantes como a Pepsi) ganhavam crédito de 20% no IPI que foi reduzido para 4%

Eu vim de longe

Mas o que cargas d’água tem a Coca Cola a ver com Zona Franca? Ora pois, o xarope que posteriormente é misturado com água.

Deriva Zero

Reduzir a deriva e assim promover a segurança e a eficiência na aplicação de agrotóxicos é o objetivo de um novo programa que o Senar-RS lança em parceria com a Secretaria da Agricultura do RS, CREA-RS e Mapa. O Deriva Zero combinará uma série de ações com foco prático para reduzir os índices de deriva nos municípios onde este problema tem sido identificado. O programa será lançado hoje em Dom Pedrito (RS), com a presença do chefe da Divisão Técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, além de representantes das entidades parceiras.

O sucesso 

Falar em Ozires Silva é falar na Embraer, que ele fundou. Seu texto – leia na íntegra na seção de “artigos” – mostra seu ponto de vista sobre a indústria aeroespacial, conclamando à união de esforços. 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »