Feliz ano velho

2 ago • Notas1 comentário em Feliz ano velho

Terminadas as convenções que escolheram os candidatos, chega a hora de botar os nomes na rua sem o “pré” protocolar e obrigatório. Em uma semana e meia, começa a campanha, que havia começado quando o “pré” já existia. A diferença que agora pode  botar o bloco na rua até para os debates.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/agro.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=plano_safra_2022&utm_content=escala_600x90px

Como repetir a história

Os programas dos partidos mostrarão praticamente os mesmos temas das campanhas de 2018, de 2014, de 2008, de 2004, de 2000 e eleições anteriores. Mudam as moscas e um que outro tema novo. E aí vem o xis da questão.

Como não foi verde meu vale

Os sucessivos governos mudaram sua vida? Não me venham com os mandatos embalados por vento a favor, como foi o primeiro de Lula. Ele, Dilma Rousseff e Bolsonaro baixaram os impostos pessoa física? Não. Pior, não podiam nem podem.

https://cnabrasil.org.br/senar

A carga tributária no lombo do contribuinte é imexível porque sem ela os governos não teriam como botar dinheiro fora e engordar esse ente monstruoso, o Jaba da Guerra nas Estrelas. Ambos mexeram apenas nos tributos das pessoas jurídicas, escalada iniciada no governo FHC.
No Brasil, a lei da gravidade funciona ao contrário.

Digam o que disserem na telinha, o Brasil depende do humor internacional e da Natureza. Os EUA e Putin espirram, e nós pegamos pneumonia. Os mercados sobem e descem, mas para o cidadão comum nada muda. Fica ao sabor da correnteza nadando de poncho e bota. De vez em quando, usa esporas, como nas eleições. Mas o efeito está para o país como uma válvula está para a panela de pressão.

Lembra do que assinei?

Essa Carta pela Democracia (e quem não é, salvo uma minoria de ambos os lados) escrita por alguns diretores da Fiesp – e não da Confederação Nacional da Indústria ) aparentemente é louvável não fossem as entrelinhas significando “vou votar em Lula”. São empresários que agem e saibam manifestos onde está escrito um antigo ditado, “Mateus, primeiro os meus”.

Feita a assinatura, só falta que a remetam para Lula, que está à frente nas pesquisas com o AR, aviso de recebimento. Se for outro o vencedor, ficarão em silêncio obsequioso. 

Putz, dirão, me enganei. Não sabia o que escrevia.

As grandes empresas que têm negócios aqui e no exterior, incluindo multinacionais, sabem que a prudência antes de qual assinatura baseada sem levar em conta o imponderável.

O Brasil é um país invertebrado.

Que Rei sou eu?

Quem efetivamente manda no Brasil é o Corporativismo Cia. Ltda e o Supremo. Os outros dois Poderes são meros papagaios de pirata.

Ganhador

Me perguntaram que ganha a eleição. Digo que, hoje, dá Lula; daqui a dois meses, não sei.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to Feliz ano velho

  1. MARIA LUCIA disse:

    a carta foi iniciativa dos professores da Faculdade de Direito da USP!
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »