Sobre chocolates frios e quentes

17 nov • NotasNenhum comentário em Sobre chocolates frios e quentes

Um certo mister Hershey inventou uma forma de baratear o custo do chocolate que produzia adicionando leite, então temos até hoje o chocolate com leite. Uma pequena roubadinha de cacau, por assim dizer. Mas que custa como se o tivesse na sua fórmula.

Décadas depois, uma empresa suíça chamada Nestlé, que não planta um só pé de cacau, se tornou bilionária vendendo todo tipo de chocolate, inclusive um que é feito da sua gordura do cacau, o branco, sem propriedades positivas para quem o come.

Mais adiante, criou um que é poroso, o Suflair, chocolate com ar, mas que custa como um sem ar. É o milagre da multiplicação do cacau sem cacau.

https://www.veloe.com.br/banrisul?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=tag_banrisul&utm_content=escala_600x90px

Assim como a massa é uma só mas pode ser vendida sob diversas formas  – spaghetti, conchinha, talharim etc –  também existe outra fórmula para usar a mesma barra de chocolate, digamos, da Garoto, sob diversas  apresentações: o caseiro. Alguns colocam penduricalhos como nozes, amendoim, licor, falsas trufas e um sem-número de grãos ou outras guloseimas e voilà!, temos um produto comestível de menor ou melhor qualidade.

Para não dizer que a indústria seja insensível aos reclamos do sabor com saúde, criaram o modo amargo, meio amargo, um pouco amargo com menos ou mais cacau. Pronto, eles já podem ir para o céu. Venderam saúde.

Conselhos do Tio Fernando

Recebo centenas de e-mails e WhatsApp por dia, vocês sabem. E a grande maioria chega com tantos defeitos que parece carro fabricado em Gaza e montado com peças do front da guerra da Ucrânia na Rússia, em fundo de quintal com ferramentas de madeira.

https://cnabrasil.org.br/senar

Para começar, confundem quantidade de texto com qualidade, principalmente vindo de órgãos públicos. E mandam dúzias deles por semana e até por dia. O que é um pecado mortal porque começam a fazer parte da paisagem e ninguém os abre porque há certeza de monotonia.

Segundo erro monumental, enviam para várias editoriais ou colunistas. Resulta que não sai em nenhum.

Joguei a toalha

Depois da undécima experiência frustrante em achar um sanduíche Farroupilha honesto em lancherias chiques com poucas exceções, posso garantir que sanduba com recheio de pão e queijo de verdade, chego à conclusão que só em lancheiras humildes tipo volta do Mercado Público.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »