Seu Berta e o maleiro

26 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em Seu Berta e o maleiro

Existem muitas histórias verdadeiras e outras nem tanto sobre a Varig dos tempos áureos. Dizia -se que os talheres de prata a bordo eram levados pelos passageiros, e que a companhia nem se importava com isso. O que era uma realidade até por aí. Ocorre que a Pioneira tinha o monopólio das linhas internacionais, que foram da Panair do Brasil até que ela “quebrou” por circunstâncias misteriosas, o que beneficiou a empresa gaúcha.

    Mas isso são outros quinhentos. O fato é que voar era muito caro, pouca gente podia viajar para o exterior. E voar era um evento tão importante que homens usavam terno e gravata. e as mulheres encomendavam vestidos especialmente confeccionados para este fim. Pobre não entrava em avião, a não ser em caixão. Naturalmente, que as refeições a bordo eram um luxo, cuja qualidade era comentada por semanas pelas famílias.

    Nos tempos de Rubem Berta, a Varig era obrigada a funcionar sempre nos trinques. Berta pessoalmente cobrava os responsáveis pelas falhas, fosse área que fosse. Isso incluía os maleiros próprios que mantinha nos aeroportos. É aí que entra a história de um empresário gaúcho que entendeu de dar uma generosa gorjeta para um deles.

          – Pelo amor de Deus, seu Berta proíbe expressamente que a gente pegue gorjeta.

    Deixou as malas no chão, virou -se de lado, escancarou o bolso da calça e deu o recado.

          – Enfia a gorjeta aí, doutor.

https://www.brde.com.br/?utm_source=fernandoalbrecht.blog.br&utm_medium=banner&utm_campaign=BRDE%2060%20Anos

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »