Quanto custou?

30 set • O Brasil que funcionaNenhum comentário em Quanto custou?

Aqui vai uma pergunta cuja resposta, muito provavelmente, não aprendemos na escola: Quanto custou a Independência do Brasil? Vamos aos fatos: quando assinou o Tratado de Amizade, Paz e Aliança, o Brasil desembolsou 600 mil libras como indenização à Portugal. Mas os lusitanos ponderaram mais um pouco e pensaram que esse valor seria uma pechincha, então resolveram que, para que pudéssemos deixar de ser colônia, precisaríamos também pagar a dívida de Portugal com a Inglaterra. Nossos cofres, que já não andavam muito cheios, estavam às moscas depois desse primeiro pagamento. Eis que, para garantir a tão desejada independência, recorremos à Inglaterra em busca de um empréstimo para pagar Portugal e… a própria Inglaterra! É, meus amigos. A coisa toda custou os olhos da cara. Dom Pedro I foi até os bancos Barings e Rothschild para pedir 3.686.200 libras, com juros de 5% ao ano. No final das contas, o Brasil que começava a engatinhar como país independente, já tinha uma dívida impagável pela frente.

A História, como todos nós sabemos, explica muito sobre quem somos e para onde vamos. Prestes a completar 200 anos do famoso grito de “Independência ou morte!”, temos a oportunidade de olhar para o passado e compreender como tudo aconteceu – e de que forma isso reflete a vida pública do nosso país.

Para narrar essa trama que envolve intriga, poder, sexo, sangue e, claro, dinheiro, o jornalista e escritor Eduardo Bueno vai ministrar três aulas nos dias 01, 08 e 15.10, das 19h às 20h30. Um curso que se propõe a libertar a história de dogmas ou narrativas simplistas, apresentado com toda a irreverência do Peninha, um exímio narrador com mais de 30 livros publicados, em sua maioria sobre a História do Brasil.

Os encontros serão transmitidos através da plataforma Zoom, ficando disponíveis por 30 dias para você assistir quando puder e quantas vezes quiser. Além do material de apoio, você vai receber a indicação de bibliografia complementar. As aulas ao vivo também reservam espaço para perguntas.

Para saber mais, clique aqui,

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »