Pau para toda obra

25 abr • NotasNenhum comentário em Pau para toda obra

Sequencia de pedidos de recuperação judicial no Estado tem entre outras explicações a estiagem. Às vezes nem é o caso. Joga pedra na Geni-estiagem, mesmo que a atividade-fim nada tenha a ver com chuva ou seca.

Em décadas passadas, a desculpa para as então concordata e falências era a alta do dólar. Em parte, sim, mas a variação cambial e suas consequências fatais escondiam uma gestão temerária. Tomaram empréstimos no exterior na chamada Operação 63, cornucopia abundante enchidas pelo petrodolares dos países árabes produtores de petróleo.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/conta-universitaria-cashback-cartao-credito.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=conta_universitaria&utm_content=escala_600x90px

Como até Noé da Arca já sabia, câmbio é tudo na vida. Você troca de emprego e muda tudo. Troca de mulher ou mulher troca de homem e muda todo seu futuro.

Cambia hábitos alimentares e muda seu corpo. No câmbio monetário, se está exposto em dólar pode dormir rico e acordar pobre e vice-versa.

https://cnabrasil.org.br/senar

Quantos de nós tomamos decisões que alegraram toda nossa vida, deixando um futuro mais ou menos certo por outro por mais ou menos incerto. O diabo é que nunca saberemos como seria o futuro se não tivéssemos cambiado em algum aspecto. E se eu em vez de jornalismo tivesse optado pela aviação, como cheguei a cogitar?

Essas mudanças radicais têm um consolo em quem acredita em mundos paralelas. No meu caso, talvez tenha ficado rico ou até poderia ter morrido em algum acidente de avião, como era comum nos meus tempos de piloto privado. Então eu não estaria nesse mundo paralelo, a não ser como sepultura (ou cinzas ao vento) e na memória de amigos e parentes.

A padaria do seu Lula

Em Portugal, o presidente Lula recorreu a estereótipos para descrever as relações entre o país europeu e o Brasil. Começou dizendo que nenhum brasileiro conseguiria comer pão se não fosse os portugueses padeiros. Ainda bem que ele não visitou a Alemanha. Talvez dissesse que se não fossem os alemães, o Brasil não teria chope..

Verdades verdadeiras

O Brasil foi descoberto há mais de 500  anos e até hoje não se achou.

Nós, e nós outros

O filósofo Ortega Y Gsset disse que somos nós mais nossas circunstâncias. Como a mente humana é oscilante, parafraseando Ortega, posso dizer que eu sou eu mais meus humores.

Desagravo Público

A OAB/RS convoca toda a advocacia gaúcha para o ato de Desagravo Público Coletivo em defesa de sete advogados e advogadas que tiveram suas prerrogativas desrespeitadas durante o exercício profissional. O ato ocorrerá hoje a partir das 16h, no auditório do Cubo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »