Passado saudoso, presente doloroso

18 mar • NotasNenhum comentário em Passado saudoso, presente doloroso

Para quem viveu na Porto Alegre dos anos 1950 e 1960, a lembrança de uma cidade amável e repleta de prédios antigos, construídos com requintes de beleza não pode deixar de ser melancólica com o que se vê hoje. Sim, eu, sei, é o progresso, era inevitável. Mas me digam uma coisa: por que Montevidéu, que fica aqui do lado, preservou seus prédios históricos?

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3503&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=credito_universitario&utm_content=escala_600x90px

A dor de uma saudade

Recordo que, já na época, eu temia a destruição das belas casas da Independência, da Mostardeiro e de outras ruas, inclusive as do Centro Histórico. Observem o lamentável estado da outrora Confeitaria Rocco, na rua Riachuelo. Os casarões da Duque de Caxias viraram pó e caliça. Eu morei no Alto da Bronze e também morei numa pensão da descida da Mostardeiro. Sei onde a saudade aperta.

O assassinato do azulejo

Um amigo, já falecido, herdou uma casa antiga na Duque, com parede externa maravilhosamente decorada com azulejos portugueses. Um dia ele contou que vendera o imóvel para uma construtora. Embora tombada, veio abaixo e ficou tudo por isso mesmo.

https://cnabrasil.org.br/senar

O caos sem conserto

Já falei aqui, nos anos 1980, um fórum mundial de urbanistas concluiu que uma cidade só é administrável até 700 mil habitantes. Depois é tentar administrar o caos. Hoje, temos 1,5 milhão. Enquanto nos reproduzimos como coelhos, mesmo tendo diminuído o ritmo, não tem como ver um futuro bom.

O flores da do doutor

Na frente do meu prédio, havia a mansão de um médico famoso, casa com um vasto jardim cheio de frondosas árvores. Deu lugar a um prédio, como todos os outros. Passando na frente dele no verão, dava para sentir a  mudança para menos na temperatura.

Conceito cerveja

O que mais me incomoda é a falta de criatividade dos novos prédios. Quase todos são caixotes. Observem as construções do novo bairro nas imediações do Iguatemi. Lembram os engradados de cerveja de antigamente.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »