Os tempos do gasogênio

8 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em Os tempos do gasogênio

Essa primorosa imagem postada por Valesca Petersen obtida nos anos 1940 mostra um automóvel movido a gasogência, relativamente comum naquela década. A escassez de gasolina durante a II Guerra Mundial obrigou os proprietários a se virar nos 30. 

O trambolho na traseira do carro é uma fornalha que queima carvão vegetal (coque) ou lenha pela qual se obtém gás para substituir a gasolina. Era criança quando vi alguns.

O gás resultante tinha baixa caloria, e o motor perdia metade da potência original com ele, motor que já era fraco de fábrica. Antes de pegar a estrada era preciso esperar que o carvão ou lenha estivesse queimando para depois engatar uma primeira.

O gás era fedorento. E a fuligem gerada, medonha. Já vivemos tempos muito difíceis neste país.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »