Os monstros do ID

5 maio • A Vida como ela foiNenhum comentário em Os monstros do ID

Chega a ser um arquétipo aquela cena em que um sujeito com ressaca fortíssima não pode nem ouvir agulha caindo no tapete que parece o barulho de uma explosão. O simples ato de ouvir alguém mascando chicletes é insuportável. A melhor cena das consequências de ressaca monumental é do comediante Jerry Lewis na paródia do livro O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, após passar o efeito da poção que o transformou no monstro.

Ressacas à parte, Stevenson nasceu um pouco antes de Sigmund Freud. E descobriu antes dele que temos outros por dentro. É a descoberta mais terrível do século XX, saber que somos controlados por camadas do mesmo eu. Só temos o consciente para nos controlar, mas abaixo dele existem o subconsciente, o inconsciente e a parte das trevas, os monstros do ID.

Às vezes, o barulho da agulha caindo no tapete é insuportável, mesmo para quem não bebe.

www.brde.com.br

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »