Os filhotes farroupilhas

18 jan • NotasNenhum comentário em Os filhotes farroupilhas

Gerou filhotes o caso contado ontem sobre o Bar Farroupilha, localizado na esquina das ruas Fernando Machado e Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre. O prédio existe até hoje. 

Lá foi inventado o sanduíche farroupilha. Pãozinho francês, ou cacetinho, como nós o chamamos, presunto, manteiga e queijo.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/2022.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=campanha_final_ano&utm_content=escala_600x90px

Houve quem dissesse que este sanduíche teria sido inventado pelo general Bento Gonçalves, na Revolução Farroupilha de 1835. Na época, não existia presunto processado, só o presunto curado. Aliás, inventado pelos gregos milênios antes de Cristo, com sal egípcio.

Na época de Bento, comia-se charque. Às vezes, carne salgada pelo suor do cavalo, quando usada como sela nas cavalgadas. Então é de duvidar dessa versão.

https://cnabrasil.org.br/senar

O antigo dono me contou que o sanduba tal como o conhecemos foi inventado durante o centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, quando houve grande festa e exposição mundial no Parque Farroupilha, também chamado Redenção. Esta sim é coerente.

Conversa de botequim

Em todo o Brasil, existia o termo “média” para definir um lanche composto de meia taça de café preto ou com leite, um pãozinho e manteiga. Era barato, enganava o estômago.

Em Porto Alegre, surgiram variações com patê, com ou sem manteiga. Era meu preferido. Vinha em um pequeno recipiente de vidro.

No samba Conversa de botequim, de Noel Rosa, há a passagem “Traga-me uma média/Que não seja requentada/Um pão bem quente com manteiga à beça”. Pois era a “média”.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »