O zelador do Éden

6 jan • Sem categoriaNenhum comentário em O zelador do Éden

Foto: Fernando Albrecht

Conhecido na rua dos Andradas de Porto Alegre pelo seu trabalho, seu Roberto da Caricatura divide o tempo cuidando do jardim que ele mesmo criou e mantém com zelo admirável. O pequeno Éden fica colado ao prédio da Caixa e é só chegar perto dele que já se nota uma diminuição na temperatura nestes dias tórridos. Como fundo musical, o chilrear dos passarinhos que ele alimenta.

https://www.youtube.com/watch?v=xRNrrcHscJ0&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=camp_final_ano_2023&utm_content=escala_600x90px

A invenção de Iglésias

No final dos anos 1970 e início dos 80, o publicitário Jesus Iglésias criou uma sociedade sem regulamento, sem livro de sócios ou registro social. Foi a SAPA – Sociedade Amigos de Porto Alegre, que enaltece a cidade vazia no verão, mas com a maioria das operações gastronômicas funcionando. Nestes termos, foram tempos felizes que não voltam mais.

Agora vai

A Porsche anunciou que vai lançar um motor que dispensa combustíveis fósseis e vai queimar hidrogênio produzido pelo sistema que se chama célula de combustível, gerado através de eletrólise. A tecnologia é mais que centenária. Mas até agora o resultado calórico produzido empata com o custo. Já existem outras montadoras que utilizam a célula, mas não em escala.

https://cnabrasil.org.br/senar

Em meados de 1985 esteve em Porto Alegre o presidente mundial da Mercedes Benz, que na época entrava de rijo no biodiesel. Perguntei a ele se este combustível e os carros elétricos – já se os estudava na época – seriam o futuro. Com franqueza alemã, ele falou que tudo isso era transitório, que o futuro mesmo seria a célula de hidrogênio.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »