O Rolls do Conde

26 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em O Rolls do Conde

Nos tempos em que também fui publicitário, ficava admirado com a complexidade envolvida na criação de um simples anúncio. Depois da criação de alguma peça publicitária, especialmente para a mídia impressa, entravam em ação os arte-finalistas e montadores.

Pincéis, tintas, ilustradores, tudo isso se foi, ou quase. Usavam-se catálogos caros de folhas de Letra Set, com letras e números que eram decalcados para formar o texto nas chamadas. Desenhar uma letra nova, um modo novo de desenhar a letra e o número era uma próspera indústria. Aliás, os argentinos eram bons nisso.   

Em 1972 a Aplub contratou um batalhão de executivos do Banco Crefisul, uma potência como banco de investimentos e que tinha sido vendido para o americano Continental Bank. Eles venderam para a Aplub a ideia de criar um conglomerado financeiro, com banco, corretora, distribuidora etc.

A Mercur, que era uma bela agência na época, preparou a campanha milionária, que acabou sendo abortada, assim como o tal conglomerado, por motivos que não vêm ao caso.   

Um dos quatro anúncios criados para todos os grandes jornais e revistas do Brasil tinha um Rolls Royce como ilustração. O layout foi aprovado. Mas quem é que disse que tinha um Rolls para ser fotografado no Brasil.

Havia apenas cinco deles, e um era do Conde Matarazzo, que nem deu bola às nossas súplicas. Fosse hoje, era só clicar no mouse. Eu e um jornalista/publicitário de nome Prado Magalhães, gastamos dias para ver como diabo conseguiríamos que alguém da Europa nos mandasse fotos do carro. Em seguida, veio o cancelamento da campanha.

Tudo que parecia sólido se desmanchava no ar.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »