O povo, onde mora o povo?

10 ago • NotasNenhum comentário em O povo, onde mora o povo?

A Assembleia Legislativa perdeu o poder de dialogar com a sociedade, a chamada opinião pública. Há um muro construído pelo próprio Legislativo ao longo dos anos. Ela só atende pleitos pontuais ou demandas corporativos, ou de “tribos”, como as trocentas frentes parlamentares, que são em número maior que o número de deputados da casa.

Há dias, um grupo de empresários tentou que ela assumisse uma bronca fiscal. Mas se deram conta que ela não impacta mais a sociedade com grandes temas que interessem a todos. Ressalvando as exceções.

ttps://promo.banrisul.com.br/bdg/link/agro.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=plano_safra_2023&utm_content=escala_600x90px

Os primeiros tijolos deste muro foram assentados quando interesses partidários tornaram-se prioridade. Depois, vieram interesses pessoais. Um deputado senta na cadeira depois da posse, pensando na reeleição desde o primeiro minuto.

O eleitor tem culpa também. Poucos acionam os parlamentares em quem votaram. Ficam dois mundos, com a Casa do  Povo sem grande eficácia.

O povo passou a ser uma abstração por mais que falem nele. Há deputados brilhantes? Sim,  mas o conjunto está longe de ter o mesmo brilho. 

https://cnabrasil.org.br/senar

Porteira aberta

Um tema que deveria estar em discussão na Assembleia é a descriminalização das drogas para uso pessoal, que já conta com 4 votos no STF. Mesmo sendo federal, o efeito (devastador) atingirá toda a sociedade. Então os parlamentares deveriam debater esse tema.

Loucuras a granel

Sobre as drogas e liberação para uso  pessoal pelo Supremo, cabe lembrar um filósofo grego: aqueles a quem os deuses querem destruir enlouquecem primeiro.

Bacanal partidário

Se os partidos pudessem fazer um raio-X como os humanos, os médicos  ficariam boquiabertos ao ver que pouquíssimos têm espinha. No máximo, uma cartilagem que se dobra como uma folha de papel.

Fazem alianças ao sabor dos interesses partidários até com inimigos figadais. Poder e cargos é o lema.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »