O milagre da multiplicação dos peixes

24 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em O milagre da multiplicação dos peixes

Um dos tantos casos estranhos do meu tempo de reportagem policial se deu em meados de 1969. Estava posto em sossego na redação, em noite morna e sem grandes crimes ou outros delitos que atraem repórteres como mel atrai mosca. No jargão dos policiais, mais tranquilo que água de poço.

Meu estado zen foi perturbado por um telefonema. Uma voz aflita gritava que a avenida São Pedro estava completamente alagada e cheia de peixes. Ora, essa avenida fica relativamente longe do Guaíba, então fui conferir o milagre com o fotógrafo Alderico Lucchini.

De fato, a São Pedro estava com meio metro de água, mas começando a esvaziar. Populares enchiam baldes com um peixinho pequeno chamado manduím, ou minduim. É incomível, mas sabem como é o povo. De graça até vacina na testa. Mas de onde veio esse miserável?

O mistério foi desfeito quando vi uma viatura do Departamento Municipal de Água e Esgoto. Uma adutora que abastecia a Hidráulica São João rompeu, e o manduim veio junto. Assisti ao vivo o milagre bíblico da multiplicação dos peixes.

www.brde.com.br

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »