O fim da velha Tramandaí

23 jul • Sem categoriaNenhum comentário em O fim da velha Tramandaí

A demolição do vetusto Hotel Siri de Tramandaí, da década de 1940, cujo terreno abrigará duas torres residenciais a meia quadra curta da orla, liquida com mais um pedaço da Tramandaí antiga. A praça que fica defronte foi doada pelo Condomínio Edifício Tramandaí, quase anexo ao hotel, sob condição que o município fizesse uma praça para sempre e que nenhuma construção nela fosse permitida.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/edital-inovacao.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=edital_de_inovacao&utm_content=escala_600x90px

Para os veranistas antigos, a Tramandaí dos velhos tempos feneceu. Pela infraestrutura de ano inteiro e proximidade de Porto Alegre, a cidade já é uma opção de fuga da cidade grande com moradores permanentes. E não só aposentados que buscam uma vida mais tranquila. Aliás, essa vida mais tranquila das cidades do Litoral está dando lugar a uma vida menos tranquila a passos largos.

https://cnabrasil.org.br/senar

De Imbé a Torres

O mesmo destino aguarda outras praias outrora calmas e hoje caminhando inexoravelmente para se tornar uma espécie de Balneário Camboriú guasca. Imbé é uma e Torres, teoricamente a nossa mais bela praia, é outra. A prefeitura já cogita aumentar a licença para construção de prédios de três para cinco pavimentos justo na Praia Grande.

É bom para a comércio, diz a Secretaria de Meio Ambiente. Pode ser. Mas é ruim para o veranista.

Se alguém mora em uma cidade do Litoral ainda pequena e sem prédios, aquele ar de 1950 e 1960, abra o olho. Pauliteiros são contagiosos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »