O Catulo da praça

27 abr • Sem categoriaNenhum comentário em O Catulo da praça

Eu sempre gostei mais dos anônimos. E dos loosers. Tipo ajudante de cocheiro de diligência de filme de faroeste. O primeiro a morrer por tiro ou flechada.

Mal terminavam os créditos, lá vinha a diligência a milhão e, em seguida, o ataque fulminante de índios ou bandidos. Fico imaginando esse ator explicando aos filhos o sentido da sua brevíssima vida cinematográfica – “graças à minha morte o filme ganhou vida”. É uma tese.   

Nessas idas e vindas do Chalé da Praça XV, no Centro de Porto Alegre, vem à lembrança um amigo afável e figura conhecida da noite e dos bares com música, o cantor seresteiro Ademar Silva. Ele tinha um homônimo, e os dois se detestavam.

O Silva do B cantava mais música gauchesca, enquanto seu xará era mesmo da seresta, MPB da antiga. Gostava de cantar as músicas do poeta e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense, cuja obra mais conhecida é Luar do Sertão.

Uma noite, ele estava posto a cantar no Adelaide’s Bar, na rua Marechal Floriano, talvez o bar que conseguia reunir o maior número de músicos famosos, dando canja no final da década de 1960 e início dos anos 70 – Lupi, Johnson, Clio Marino, Plauto da Flauta, entre tantos outros – quando um forasteiro nos abordou e perguntou o nome do cantor. E nós, ao mesmo  mesmo tempo:

– Ademar Catulo da Paixão Cearense Silva.

O cara ficou impressionado, talvez achando que aquele negro cantor fosse descendente da família do compositor cearense. Que nada, ele era do IAPI mesmo.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »