No compasso do tempo

21 dez • NotasNenhum comentário em No compasso do tempo

Levará algumas semanas – e até meses – antes que o número de infecções caia nos países que estão vacinando em massa. O diabo da peste agora se traveste com nova versão.

LA CHINOISE

Nome de um filme de Jean Luc Godard nos anos 1960, quando o maoísmo era o sonho de consumo da esquerda ocidental. De lá para cá, muita coisa mudou. O retrato e estátuas de Mao Tse-Tung nas ruas ainda estão lá, mas dá a impressão que se esqueceram de tirá-los.

https://www.banrisul.com.br/pix?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pix_poscadastro&utm_content=centro_600x90px

A China 2020 está retratada no canal CGTN (canal173 na SKY). Muito bem produzido, correspondentes internacionais, ênfase na informação científica. Goste-se deles ou não, não só vieram para ficar como também para avançar.

O MELHOR

O jogador polonês Robert Lewadowsky foi eleito o melhor jogador do mundo. Definitivamente nada a ver com o ministro Ricardo Lewandowsky.

FOGUEIRA DAS VAIDADES

Foi no que se transformou o STF. Ao vivo e a cores. Só falta se transformar em BBB. Olha aí, Rede Globo, a bola está picando.

RETRATO FALADO

O povo é como boi  manso/Quando novilho atropela/Bufa, bufa, se arrepela/Escarapateia e se zanga/Depois lambe a canga/E torna-se amigo dela.

Parte do poemeto campestre Antônio Chimango, escrito por Amaro Juvenal/Ramiro Barcelos, satirizando o governador Borges de Medeiros.

DE VOLTA AO PASSADO

Nos anos 1970, dizíamos que não existia nada mais velho do que o jornal de ontem. Hoje, mais ainda. A salvação está nas boas matérias mais longas dos bons jornais. Que estão escasseando.

LADY DY

Não morreu. Livros, séries, filmes, reportagens estão a mil, todas encharcadas de pena pela princesa morta. Não me convencem. Foi uma tragédia, claro, mas a linguagem corporal dela é ensaiada. Começando pela cabeça inclinada, postura usada quando era fotografada ou filmada, pose que transmite inocência e fragilidade.

SOLIDÃO MUSICAL

Não me conformo com  o pouco ou nenhum interesse dos brasileiros pela música erudita. Assim como escrevo para um número cada vez menor de pessoas, sinto falta de quem se emocione e se comova com a música dos grandes mestres. Obrigado Emile e Tania Bian.

MODA

Olhe como se vestem as apresentadoras do Canal 26 da TV argentina. Perto delas, as nossas são freiras de luto.20201217_204003

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »