Lá vem tudo de novo

21 fev • NotasNenhum comentário em Lá vem tudo de novo

Tudo que foi dito, escrito e mostrado sobre deslizamentos de terras em encostas de morros já foi dito, escrito e mostrado várias vezes nos últimos 50 anos ou mais. Tudo que foi dito, escrito e mostrado sobre a culpa das prefeituras e poder público já foi repetido N vezes. O que fazem as prefeituras ou fizeram nestes últimos 50 anos? Nada, ou pouca coisa.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=1210&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=super_consignado_3103&utm_content=escala_600x90px

Dificilmente o poder público age. Ele sô reage.

Tenho por mim que os deslizamentos não são mais frequentes porque, a cada casebre ou barraco que surge tem a acompanhá-lo árvores frutíferas e de sombra, em parte por sementes jogadas displicentemente no chão. Árvores seguram a terra, especialmente as que têm raízes radiculares, as que crescem para as laterais e para o fundo, como palmeiras, coqueiros e cana de açúcar.

https://cnabrasil.org.br/senar

Por isso que palmeiras enormes crescem e se mantêm incólumes até em cima da ponte da Azenha em Porto Alegre.

O festival de besteiras que assola o paìs (*)

É muito difícil manter a sanidade no nosso querido Brasil de dois lados. É muito difícil continuar escrevendo, até mesmo uma frase inocente no Facebook. Porque mais da metade não entende e faz ilações tacanhas ou lê o que não foi escrito e, como tal, comenta o post.

(*) título do livro escrito nos anos 1960 pelo compositor e jornalista Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto). 

É muito difícil acreditar que exista capitalismo no Brasil, estamos na pré-história deste regime. Já tivemos capitalismo de estado e tentativa e de tornar a livre iniciativa despojada das benesses financeiras do Estado. Vivemos no regime hipócrita. Quando o  negócio vai bem, os semicapitalistas querem que  governo não se meta; quando não vai bem, que tenha ajuda do governo.

Regime carnívoro

Na corrida presidencial, a terceira via pode ganhar um alento e uma incógnita ao mesmo tempo, se o governador Eduardo Leite concorrer à Presidência da República. Entrementes, o presidente da República e também chefe do Poder Legislativo é o Supremo Tribunal Federal.

Quem está fora não entra

Quem também manda no Brasil é gente que já está presa e domina quem mora em casas e prédios com grades por todos os lados. O Crime S.A. já representa um bom naco do PIB.

Quem está dentro não sai

Para que sairiam? Para correr risco de ser assaltado e ter que pagar imposto?

Destino glorioso

Cá entre nós e nosso barbeiro: o Brasil não é uma suruba de luz acesa?

Já além fronteiras …

Chernobyl-Acidente-Nuclear-e1619454498530

…a briga é entre um presidente que começou seu mandato fazendo cacaca no Afeganistão e um antigo coronel da KGB, a temida polícia secreta do regime soviético, que pretende ser o Stalin II começando a anexar um país que foi palco do  anos fiasco da União Soviética, o derretimento do núcleo do reator nuclear de Chernobyl, envenenando radioativamente mais de um milhão de hectares por pelo menos 500 mil anos.

Este mundo é um hospício.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »