Gata suspensa

24 jan • NotasNenhum comentário em Gata suspensa

Seria algum ET levitando depois de invadir um apartamento em Porto Alegre? Não, é apenas a gata Guisadinho sentando. Podem passar a mão por cima, pelos lados ou por baixo. Não tem fios invisíveis nem hastes camufladas.

O Big Bang da garotada

Um paradoxo dos tempos modernos é que vivemos cada vez mais. Mas, para os jovens, já passamos da validade. Parece que vivemos na Londres de 1900, quando a expectativa de vida era de 42 anos. Ou em séculos anteriores, quando você era considerado de meia idade aos 30.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/2022.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=campanha_final_ano&utm_content=escala_600x90px

Um amigo contou que o filho dele, de 17 anos, procurou-o com um ar grave. Disse que estava namorando uma “coroa”. Um pouco preocupado, perguntou ao filho quantos anos ela tinha. A resposta: 24 anos.
Eles acreditam que o Big Bang aconteceu quando eles nasceram. 

O reserva do boi

Aumenta o número de bufês que trocaram ou limitaram a oferta de carne bovina e a substituíram por proteína em forma de guisado ou pequenas almôndegas. Às vezes, é menos para baixar o custo e mais para manter o preço. Parece a mesma coisa, mas a diferença é sutil e chama-se concorrência.

Cada um com seu Chopin

O Jardim Botânico de Varsóvia, Polônia, tem bancos em que o cidadão se senta e ouve trechos das composições de Chopin, uma das glórias daquele país e da própria humanidade. Imaginei qual música tocar se tivéssemos bancos em capitais brasileiras.

https://cnabrasil.org.br/senar

No Rio de Janeiro, certamente uma música de Carnaval. Em São Paulo, os Demônios da Garoa. Em Porto Alegre, alguma música nativista. No interior, em Alegrete, o Canto Alegretense.

Do sol à garoa

O nome do conjunto Demônios da Garoa vem de uma curiosa inversão. No final da década de 1940, havia no Rio de Janeiro o conjunto de samba Anjos do Sol. A sacada acertada foi do líder Arnaldo e do compositor dos Demônios, Adoniran “Saudosa Maloca” Barbosa, nascido João Rubinato.

Eu gostava de ouvi-los quando eles eram considerados música bagaceira, nos anos 1950. Hoje, é cult ouvir suas músicas.

Um mestre da música

Trem das Onze e o Samba do Arnesto sempre são solicitados, e o povo as cantarola até hoje. Mas o gênio Adoniran criou obras-primas outras, como Deixa ficar, O Samba da Light, e outras músicas pungentes como Iracema atropelada:             

Iracema, nunca mais te vi              
De lembrança guarda suas meias e seu sapato             
Iracema, eu perdi o seu retrato 

Segredos do agronegócio

Como ser ridículo

Existe coisa mais bagaceira que dirigir com janela aberta e com o braço esquerdo para fora e, ao fazer o câmbio, virar a cabeça para a esquerda para ouvir o som da descarga? E com “camisa de fisga” comprada no ¨
“sumercado”?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »