Gastronomia de ausência

18 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em Gastronomia de ausência

Quero só ver onde isso vai parar. Não faz muito, inventaram o restaurante sem paredes, o restaurante sem endereço, o restaurante móvel, o food truck, o antirrestaurante. É questão de tempo para a invenção do restaurante sem comida. Você entra, senta numa mesa, fica um tempo razoável, digamos uma hora e meia, não come nem bebe nada porque não tem garçom, não tem Chef, nem cozinheira. Só o dono escorado atrás do balcão, sem bebida de nenhum tipo. Mas, ao lado, terá um cartaz com a inscrição “Não adianta querer visitar nossa cozinha porque não temos cozinha”.

O cardápio, finamente encadernado, terá a descrição dos pratos e o preço (salgado). Entretanto, termina aí a ilusão, porque não tem cozinheira nem comida. E se tivesse, não tem garçom para atendê-lo.

Mas as folhas não estarão completamente em branco. No final de uma linha tracejada estará o preço, ou preços. Idem nas entradas e sobremesas. Na capa terá o aviso de “Não aceitamos cheques nem cartões”. Logo abaixo “Os 10% da comissão são opcionais”. O cafezinho é de graça, mas como não tem cafeteira, nem pó e nem xicara, ele não existe.

Finda a refeição que não existiu, você bota em cima da mesa – em grana viva – o valor do prato que não comeu e da bebida que não bebeu. Com pena do garçom que não existe, acrescenta os 10% da gorjeta.

Responde com nota máxima a pesquisa de satisfação e vai embora feliz da vida. No dia seguinte, conta para todo mundo que encontrou uma casa fashion de verdade. E a recomendará para os amigos.

Foto: Canva/Pro

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Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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