Filosofia do frio 

30 jul • NotasNenhum comentário em Filosofia do frio 

O frio faz bem para muita gente e também para alguns vegetais. Pessegueiros e parreiras cítricos, em especial as bergamotas, adoram algumas doses de geada. No campo, os  criadores costumam dizer que o frio de renguear cusco mata os bichos, carrapatos e vermes.

Nós, os estranhos

Quanto à estranha espécie humana, há controvérsias. Nove em dez mulheres o detestam. Natural, devido aos países baixos, quando usam vestido. Mas com o frio reinante, poucas usam, a não ser com longas meias de lã.

https://euacredito.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=promo_eu_acredito&utm_content=centro_600x90px

Entre os homens, o frio tem mais adeptos. Eu sou um, desde que não reine por 365 dias. Uma unanimidade gaúcha é desejar temperaturas baixas ou quase para a noite e entre 20 e 22 graus centígrados de dia. Primavera, resumindo. Ou outono. Primavera tem muito vento.

https://cnabrasil.org.br/senar

Cada um tem sua medida de frio. Na minha, frio é quando faz não mais de 10 graus de dia. Que venga el toro.

A quinta estação

A tal sensação térmica depende do vento no inverno e da umidade no verão. Porto Alegre é azarada nesse sentido. Os frios ventos Minuano e Pampeiro castigam no inverno e a umidade trazida do oceano – mais o Guaíba e a da Lagoa dos Patos – tornam nosso calor pior que no Nordeste. Palavra de nordestino que nos visita.

Abafado é a quinta estação gaúcha.

Recesso jornalístico

Recesso parlamentar, pausa na CPI, férias de julho, Olimpíadas se uniram para colocar as notícias em recesso. Só dá uma pausa quando o Capitão fala ou dizem que fala. Ou pensa.

Telepatia não tira férias.

O verde-amarelismo

As Olimpíadas são um fenômeno de nacionalismo. Fora dela, quem ficaria um tempão na frente do televisor vendo ginástica olímpica, corridas com ou sem barreiras, argolas e skate?

Cadê Cuba e suas medalhas em penca?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »