Estranha democracia

13 set • NotasNenhum comentário em Estranha democracia

O STF está de olho no combativo jornalista Alexandre Garcia. Crítico do governo Lula, entrou na mira do tiro. Não vai escapar de alguma penalidade. O Brasil é o único país que se diz democrático que não aceita críticas. A escalada acelerou. 

Recall aéreo

Deu no UOL: a RTX, empresa controladora da Pratt & Whitney, divulgou ontem uma atualização sobre o impacto de um defeito de qualidade identificado nos motores PW1100G-JM que equipam o Airbus A320neo.

A Pratt & Whitney estima que entre 600 a 700 motores serão removidos para inspeção nos próximos três anos, deixando em média uma frota de 350 aviões da família A320neo em solo até 2026. A empresa prevê que a maioria dos reparos ocorra até o início de 2024.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw27hn_conteudo_lista2.aspx?secao_id=2117&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=cartão_crédito_isenção_anuidade&utm_content=escala_600x90px

A diferença entre este e um recall de carros é que, se der pane na estrada, não dá para empurrá-lo até a oficina mais próxima. Em vez de deslizar horizontalmente, despenca.

Devo, não nego, não pago

A cidade de Birmingham, a segunda maior Reino Unido, declarou falência no dia 5. A prefeitura emitiu um aviso de que não consegue mais pagar as contas do município, comprometendo os serviços públicos de cerca de 2,2 milhões de pessoas.

Poucos sabem, mas pessoas físicas também podem pedir autofalência. Houve um caso no Rio Grande do Sul nos anos 1980. Foi capa dos jornais quando se descobriu que existe esse recurso, sim. Como ele saiu dessa não se sabe, o caso se perdeu nas brumas do tempo.

https://cnabrasil.org.br/senar

Um beduíno no governo

O novo ministro dos Esportes, André Fufuca, nunca apresentou um projeto para o setor. Entende tanto esportes quanto um beduínos do Polo Norte. Quem o botou lá foi Lula para conseguir votos do seu partido.

Aliás, Fufuca é um nome fantasia, registrado na Justiça Eleitoral. Desde que ele não tenha errado uma letra, sabe-se lá o significado.

Da camiseta ao sobretudo

Já não se sabe mais o que vestir ao sair de casa. Além da amplitude térmica, um Instituto diz uma coisa e outros aumentam ou diminuem as máximas. Ontem, a temperatura prevista para o dia variou entre 20 e 26 graus. Nem um nem outro. Fez frio, ou pelo menos foi essa a sensação térmica.

O inferno é aqui

Por algum motivo extemporâneo, veio um release sobre curiosidades do autor da Divina Comédia, Dante Alighieri, que morreu há 702 anos. É um épico, digamos assim. E pegou tão na veia dos leitores do mundo todo que é lida até hoje, especialmente o capítulo Inferno.

Um detalhe atraiu as atenções do mundo de 1265 No pórtico do inferno está escrito “Ó vós que entrais, perdei toda a esperança”.

Quando li pela primeira vez, no colégio, como parte do aprendizado de literatura mundial, senti um baque. Como pode alguém sintetizar tudo o que o inferno simboliza para os cristãos com uma única frase.

Ali está o detalhe terrível, a desesperança absoluta. Alguns anos depois, reli Dante, e a frase ainda me pareceu terrível.

Com o passar do tempo achei que fosse um bom pórtico para quem nasce no planeta Terra. Hoje, acho que serve para quem mora no Brasil.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »