Especialidades do passado

9 jun • A Vida como ela foiNenhum comentário em Especialidades do passado

Seu Guterman era um velhinho que fazia parte de um grupo que almoçava no Restaurante Dona Maria nos anos 1980. Era igual ao Habacuc, personagem do filme O Exército Brancaleone, o velhote que arrastava uma arca.

Baixinho, quase sem cabelos, magro, parecia carrancudo, mas era uma joia de pessoa, e com muito senso de humor. Às vezes, gesticulava com a bengala no ar.

Certo dia, eu e o Barão von Kolb falávamos sobre nossos pais, que vieram juntos da Alemanha. Seu Guterman ficou interessado e falou com sotaque germânico..       

– De que region era o pai de voccês?     

– Isny in Algau – respondemos.       

– Non ecziste.     

– Como assim, não existe? – falei eu.       

– Querridos, eu sou judeu alemon e garranto que non ecziste. Vou consultar meus alfarrábios. 

No dia seguinte, ele sentou à mesa, meio contrariado. Apoiou as mãos na bengala.     

– Ecziste. Mas querro dizerr uma coisa: enquanto os antepassados de vocês ainda estavam trrepados em árrvores os meus já falsificavam prromissórias.

https://www.brde.com.br/


Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »