Ensino em casa

26 jun • Caso do DiaNenhum comentário em Ensino em casa

Você toparia ensinar seus filhos em casa sem que eles precisassem ir para a escola? Pois ontem houve uma audiência pública na Assembleia Legislativa gaúcha para debater o tema, iniciativa do deputado Fábio Ostermann (Novo). O encontro reuniu dezenas de famílias praticantes do ensino domiciliar para debater a regulamentação desta modalidade alternativa, Já são 7,5 mil famílias adeptas desse método educacional no Rio Grande do Sul.

Imagem: Freepik

Eu não sei tudo

De jornalista espera-se que ele tenha tinha opinião cristalizada sobre tudo. O marxismo, por falar nisso, é a única doutrina filosófica que tem explicação para tudo, nem que seja sobre unha encravada. Pois desta vez digo que não sei se a ideia deveria ser generalizada. Por uma questão de método – pronto, já começo a ter uma opinião, embora não definitiva.

E na Sibéria, vale?

O sistema de ensino familiar é utilizado em vários países e parece que ganha força, imagino que até com temor que nas escolas e arredores elas abram flancos para o uso de drogas e bebidas alcoólicas. Evidentemente que ensino em casa é largamente utilizado em regiões remotas, caso do Alasca e até interiores de alguns estados americanos e países do Leste Europeu. Frio, neve, centenas de quilômetros da escola mais próxima, sem estradas. Bueno, mas aí é obrigação, não é mesmo?

Vai encarar?

O que acho louvável é que o projeto do deputado Ostermann abra uma salutar discussão. Sei que o Ministério Público é frontalmente contra a ideia. Também sabemos que em muitas escolas os alunos aprendem pouco e até aprendem errado devido a um conjunto de fatores. Mas pegar a parte pelo todo sempre é um erro. Diga-me você, leitor e leitora.

O título abaixo é o nome da bandeira, estrelas e listas na tradução

The Star Spangled Banner

IMG-20190625-WA0064

O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre passa a ser Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A mudança foi anunciada pelo encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, William Popp, durante a comemoração do 243º aniversário de Independência dos Estados Unidos da América, realizada ontem no consulado.

Certezas demais

Mais uma vez vem à lembrança aquele brocardo “o homem põe e Deus dispõe”. Se bem que ainda gosto mais do provérbio iídiche “O homem planeja e Deus ri”. Quando o Imponderável chega, enterra planejamentos e pesquisas. Todos os caminhos são mal iluminados. Os jovens e os especialistas sempre têm certezas demais.

Medalha Pinto Bandeira

A história de Canoas será representada neste ano por Ranolfo Vieira Júnior, Walter Galvani da Silveira, Ivone Frare, Maria da Graça Galinatti Flach, Francisco Ricardo Terres Trois, Cristina Sorrentino, Ivo Lech, Jorge Uequed e Antônio Jesus. Eles serão os homenageados com a medalha Pinto Bandeira de 2019. A honraria é a maior concedida pelo município de Canoas a um cidadão. O grupo em particular teve suas importantes contribuições nas áreas de comunicação, cultura, esporte, política e educação, reconhecidos pelo prefeito Luiz Carlos Busato.

O livro  do Fabrício

Fabrício Carpinejar e seu novo livro são destaques da edição dessa semana da revista Veja. Em entrevista na seção Conversa, para Luisa Costa, explica que devemos ser ao celular como somos à luz do dia.

“Se você está cometendo alguma trapaça, tanto faz se for ao vivo ou por escrito. A cultura da malandragem deve ser derrubada no país. Honestidade não deve ser uma exceção”, comenta o autor.

MINHA ESPOSA TEM A SENHA DO MEU CELULAR

Fabrício Carpinejar

144 páginas | R$ 34,90

Bertrand Brasil | Grupo Editorial Record

Direto da Agas

Duas notas do Informe Jurídico da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas):

A comissão mista de deputados e senadores que fez a análise inicial da medida provisória que simplifica a abertura e o fechamento de empresas (MP 876/2019) aprovou na quarta-feira (12) relatório favorável à matéria. Agora o texto, na forma de um projeto de lei de conversão (PLV), será enviado para votação na Câmara dos Deputados. Depois, terá de ser votado no Plenário do Senado.

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6151, com pedido de medida liminar, contra lei do Estado de Santa Catarina que trata da isenção do pagamento de direitos autorais nas execuções de obras musicais realizadas em eventos sem fins lucrativos. Segundo a entidade, a lei invade a competência da União para legislar sobre direito civil.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »