Enquanto seu lobo não vem…

13 out • NotasNenhum comentário em Enquanto seu lobo não vem…

Acho que deve fazer mais de 20 anos que não uso o termo “estarrecido”.  Eu, pelo menos, não me estarreço mais depois de ver muito boi voar e passarinho pastar.

https://www.banrishopping.com.br/maraberto/catalogo/produtos?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=lançamento_banrishopping&utm_content=escala_600x90px

Ficar estarrecido é sentindo de quem nasceu ontem e, à sua maneira, não viu, não ouviu ou teve contato físico com esse nosso Brasil. O nosso querido país é como aquele filme, que, de tão ruim, ficou bom e até vira cult.

Mas ora vejam só

É o mais perto do estarrecimento que me vejo. Um caso acontecido no feriado foi um exemplo disso. Motoqueiro e carona que participavam de uma manifestação por Nossa Senhora Aparecida, em Porro Alegre, trafegavam na contramão e bateram numa viatura da Brigada Militar.

https://cnabrasil.org.br/senar

Para botar cereja no topo do bolo, ambos tinham antecedentes criminais. Quer dizer, tentativa de suicídio.

Em casos assim, e não digo que foi neste, a explicação é o hábito de fumar. Fumar maconha. Bobeira é o esporte preferido dos brasileiros que jogam na Seleção dos Sem Noção.

Eleições

Quem se coloca numa posição de observador verifica que há todos os tipos de cálculos sobre quem vencerá o segundo turno na eleição para presidente. E nenhum deles inspira confiança…

Tem de tudo, desde cálculos de quantos votos migrarão de candidatos derrotados no primeiro turno para Lula ou Bolsonaro. Esqueceram de avisar e calcular os que se abstiveram no primeiro

Desejo e realidade

Gentes, como diziam os universitários engajados dos anos 1970, menhum instituto de pesquisa se arriscou a entrar nesse campo de mio-mio, uma planta que deixa gado maluquete se a comer.

E, se arriscarem, é na base do chute. São 20% os sócios nesse clube. Ambos os lados acham que votarão neste ou naquele por sentir bafo na nuca no que deixaram de votar.

Será a mesma porcentagem do primeiro turno, mais o menos? 

Mistérios que a vã filosofia…

…não explica. Como o Ipespe, antigo Ibope, conseguiu que Bolsonaro caísse 7 pontos um dia depois de fazer 47% na urna, contra 52% de Lula? Se eu ainda ficasse estarrecido, ficaria ao ver os números deste trabalho.

Fantasmas de bar

Quem não tem conversa de bar não entende o Brasil. É meu lema. Bar no sentido metafórico.

Eu tenho, da volta do Mercado Público ao pessoal de punhos de renda do Moinhos de Vento. Mesmo assim, ainda não decifrei o papo em toda sua plenitude.

Você consegue traçar o contorno de um fantasma, mas não pode vê-lo, posto que é um fantasma. Fantasmas são como uma nuvem. Olha está de um jeito, olha se novo está de outro.

Mesmo sendo o que são, a forma mais aproximada da realidade,  fantasmas reais existem. Um bom papo com eles enriquece o saber. Mas convém não esquecer que, se o povo fosse sábio, não seria povo e moraria em duplex com cobertura em bairro nobre.

Já quem mora em duplex em bairro nobre não entende o povo que mora em apartamento de 40 ou 50 metros quadrados com muito mês antes de receber o salário. Não durariam uma semana antes de gritar por socorro.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »