Ê, ê, ê, fumacê

1 ago • NotasNenhum comentário em Ê, ê, ê, fumacê

É muito difícil caminhar por uma só quadra movimentada sem sentir cheiro de maconha pelo menos uma vez. Os usuários afirmam que a canabis é droga leve, que não faz mal etc.

https://cnabrasil.org.br/senar

Não é o que dizem os médicos. É a Abre-te Sésamo para drogas mais pesadas. Mas é inútil ficar repetindo isso  caminhamos para um mundo dominado pelas drogas. Quando digo dominado falo na maioria. Êta, mundo veio sem porteira.

Tá tudo dominado

Somando as drogas lícitas como o álcool, tá tudo dominado. Não é moralismo, é constatação. Acredito que uma parte, que varia de país para país, de executivos e políticos tomam decisões cruciais com a cabeça encharcada de álcool e o nariz entupido de cocaína.

Nos anos 1920, um escritor chamado W.C Fields já dizia que os Estados Unidos são uma nação grande e bêbada. Hoje, ele aduziria “e empoeirada”.

O Homem não erra

Na Rússia e países satélites, o álcool domina completamente. Na guerra do Afeganistão, anos 1980, as tripulações dos tanques bebiam fluido de freio na ausência de álcool. Síndrome de abstinência faz loucuras. Na Sibéria, os caminhoneiros bebem  líquido anticongelante. Vodka 90 é para as crianças.

Nos países nórdicos, homens e mulheres bebem até cair. Em cidades japonesas, saem do trabalho e vão para a noite e bebem até a beira do coma alcoólica e se diz que eles são os povos mais felizes do mundo. Em termos. Tirando a ressaca, quando um nórdico perde a chave do carro, se suicida.

Olhe em roda. No caso do álcool, a gurizada precisa beber antes de encarar uma garota na cama, seja nas danceterias ou raves. Sem falar nas anfetaminas cada vez mais potentes.

Os americanos têm uma boa definição para que bebe ou cheira: alterar a  consciência.

Dona Branca

No meio artístico, então é uma tragédia. Nem escondem mais. Quando chegam nas cidades perguntam  pela “dona Branca”.

Ninguém escapa

Estudos da Brigada Militar do RS indicam que, em torno de 85% dos homicídios da Região Metropolitana, envolvem drogas. Imagine a queda  taxa de homicídios sem elas. Claro que é sonho mudar esse quadro

Se vocês acham que estou exagerando, digam uma  coisa: por que o tráfico é tão poderoso e por que os PCC da vida dominam as cidades? E já até em eleger deputados, se é que já não elegeram. Vossa Excelência Cheirada, mas que tal  essa?

Gol Contra

Já notaram que tudo que a Humanidade cria de bom vem com coisa ruim na bagagem? Vejam o futebol. Criamos o Grêmio e o Inter para que uma das duas torcidas esteja sempre triste.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »