Deu no jornal
Por tudo que li, para atingir essa velocidade teria que ser um trem tipo Maglev, usando o eletromagnetismo para fazer as cápsulas levitarem poucos milímetros acima dos trilhos, então a potência necessária seria pouca para empurrá-lo. Depreendo que as cápsulas estariam envoltas em um tubo fechado. Tecnologia existe, mas o que me intriga é como ele seria economicamente viável.
Imagine
Imagine esse tubo até lá, imagino que sobre pilotis com zero de vibração, imagina o custo. Imagina o preço do equipamento, imagina quantos passageiros hora ele teria que levar para se pagar. E the least but not the last, se é assim tão bom por que não ofereceram aos paulistas um quer projeto entre São Paulo e Campinas passando por por Guarulhos, que teria mais passageiros que formigueiro em dia de distribuição de açúcar grátis?
Estou como São Tomé . Quero ver para crer,
O caso do trem bala sem bala
Nos anos 1990, um deputado estadual gaúcho encasquetou em vender um trem-bala entre Porto Alegre e Torres, com primeira parada na PUCRS, meia dúzia de quilômetros adiante. Trem bala curta. Como a demanda maior seria entre dezembro e março, no resto do ano qual seria a lotação do trem bala que já não seria mais bala? E qual seria o valor das desapropriações ao longo do percurso?
Perguntas jamais respondidas. Hoje, a demanda seria maior, porque muita gente mora nas praias. Mesmo assim, o retorno do investimento levaria séculos.
Ao vencedor, as batatas
Trecho do artigo do escritor Percival Puggina
“O leitor talvez tenha observado que só as fake news atribuíveis à direita são objeto de punição. Todos os cotidianos maus tratos à verdade proporcionados por jornalistas, analistas, grupos de comunicação, formadores de opinião e youtubers – de esquerda – estão resguardados no lado esquerdo do peito dos poderes reais da República”.
Alguma dúvida?