Cultura não tão inútil

8 nov • A Vida como ela foiNenhum comentário em Cultura não tão inútil

O hambúrguer surgiu em Hamburgo, na Alemanha, e era muito consumido pelos marinheiros que chegavam no porto. Era carne bem picada com temperos e ovo.

Cru, virou o hackepeter. Cozido ou frito, é o que nós comemos até hoje. O hambúrguer só chegou aos Estados Unidos em 1904. E rapidamente fez sucesso.   

Quem imortalizou o hambúrguer tradicional, só com pão redondo, foi Dudu, um personagem da HQ e desenhos animados do marinheiro Popeye, que comia dúzias por dia. Fez  parte do marketing dos frigoríficos e restaurantes.    

O antepassado do búrger no Brasil, foi o bauru, que reinou absoluto até meados dos anos 1990. Consta que foi inventado no lendário Bar da Brahma, em São Paulo, na esquina São João. 

O bife era colocado dentro do pão e “molhado” com uma concha de sopa  com queijo derretido de uma panela sempre no fogo. Depois vieram os pequenos assassinatos do hambúrguer, mas essa já é outra história.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »