Crê ou morre

23 mar • NotasNenhum comentário em Crê ou morre

Como em tempos medievais, estamos assistindo uma fase perigosa e ilógica do pensamento único sobre o coronavírus. Não se admite sequer uma dúvida sobre a estratégia de combate ao vírus. Quem não reza por essa cartilha é imediatamente alcunhado de negacionista. Como nos anos 1960 e 1970, quem criticasse o governo era comunista.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=279&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=antecipacao_ir&utm_content=centro_600x90px

A Terra é plana…

De certa forma, estamos voltando ao geocentrismo da Idade Média, quando se acreditava que era a Terra que girava em torno do Sol. Ou como mais recentemente, a volta da seita Terra Plana, visão que se pensava ter acabado com as Grandes Navegações do século XIV. Até seu Cabral teria dado  gargalhada.

…mas nem sempre

Há um episódio saboroso sobre o assunto. Quando astronautas americanos circularam em torno da Lua, preparando a descida no nosso satélite, as imagens da Terra redonda impactaram o mundo. A Sociedade da Terra Plana de Londres divulgou nota dizendo que teriam que rever seus conceitos. Hoje, a Sociedade do Vírus nem admite a ideia da revisão. É o fundamentalismo guasca.

Os três macaquinhos

R4693112ae47c44171ac7ddaa8491edc4Desiludidos com preferências políticas, angustiados pelas torrentes contínuas de más notícias e poucas boas, já não é mais incomum saber de pessoas que se fecharam às plataformas clássicas de informação. Não querem ver, ouvir ou falar, como os o cartum clássico dos três macaquinhos.

Enquanto isso, no bar-chope…

Falta de vacina para imunizar em massa não é exclusividade brasileira. Também na Alemanha existe esse problema. A Alemanha vive seu terceiro lockdown. O sair de casa foi impossibilitado fisicamente por causa das nevascas de dezembro e janeiro em boa parte do pais. Nem por isso a peste deu folga.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »