Como o diabo gosta

24 fev • NotasNenhum comentário em Como o diabo gosta

Só dói quando rio, como diz o Dias. Mas de um tempo para cá, não é época pra dar risada. Tudo destrambelhou ou está a caminho.

As sete pragas do Egito se renovam com a versão brasileira. Estiagem severa cá embaixo, água demais lá em cima.

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Na economia, os efeitos ainda não chegaram com força total com o terremoto Americanas. Tem mais de onde a quebra veio.

Quem se ferra invariavelmente são os pequenos, empregados, fornecedores, toda a cadeia que não tem conta corrente pra mais de metro. Bilionários sempre dão um jeito de não gastar seu próprio dinheiro.

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É o que está acontecendo com a Americanas. E vem mais tremores secundários. A Marisa, outro peso-pesado que foi atingido abaixo da linha d’água, fecha lojas e enxuga pessoal.

A imortal

Ai meu Jesuscristinho! Precisa mesmo sempre castigar os pequenos e poupar os grandalhões? Que ninguém se iluda, o aparente bem-estar da economia está dando lugar a uma parada na roda.

Na esteira desses grandes eventos o pequeno comércio sofre com a fatal queda de renda. E isso decreto presidencial nenhum resolve. Sem falar na inflação que não morre nunca. 

Os dois Diários Oficiais

Os jornais estão cheios de releases de organismos públicos, do Ministério Público Federal ao Estadual, órgãos do governo, órgãos do Judiciário como se fosse obrigação da imprensa divulgar todos os textos que deles vêm. E publicam com gosto porque vem tudo mastigadinho. A preguiça mais a falta de jornalistas nas redações completam o status atual da mídia, ser Diário Oficial.

Mesma coisa com o noticiário que vem dos governos, o federal em especial. Chega nos finais de semana e o que lemos são rescaldos dos textos publicados durante a semana. Na maioria das vezes, requentando os escritos com pinceladas de opinião e sem nenhuma informação adicional. 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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