Comidinha de chinês

15 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em Comidinha de chinês

 Contam que um dos pratos mais populares da cozinha chinesa, o arroz shop suey, foi criado durante a corrida do ouro em San Francisco, Califórnia, no século XXI. O estado está cheio de chineses subempregados na construção das ferrovias, os culeys. Outros abriram lavanderias e restaurantes.

Certa noite, um grupo de garimpeiros famintos e grosseirões entraram em um restaurante chinês. A cozinha já estava fechada, mas temendo um quebra-quebra o China pegou restos de todas as panelas e serviu os garimpeiros. Eles gostaram tanto que a mistura passou a fazer parte do  cardápio, o shop suey. O chinês que me contou essa história disse que a tradução do nome do prato seria algo como comida de trouxa.

A minha comida de trouxa foi na salvação nas noites com pouco dinheiro e muita fome, no início dos anos 1960. Chamava -se Tijolão, e consistia em uma mistura de restos de doces. O gosto era suportável,  mas numa pedi a certidão de nascimento daquela enorme paçoca. Era baratíssimo, tipo dois reais hoje. O jantar dos deuses era quando podia tomar vitamina (batida) de abacate ou banana com leite e açúcar .

Rapaz, com fome se comia até casca de árvore. Com um salzinho…

www.brde.com.br

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »