Celular e corpo, dois em um

28 dez • NotasNenhum comentário em Celular e corpo, dois em um

A rigor, o celular é um eletrodoméstico. A internet das coisas permite vigiar e modificar sua casa – desde a luz externa até acessar câmaras de vigilância e ligar ou desligar – do micro-ondas ao liquidificador. Empresários usam para dar uma geral na sua empresa e até verificar se o guarda está acordado ou dormindo. Não há dúvidas que o aparelho que antigamente só falava e ouvia vai ser seu companheiro por toda a vida.

https://www.youtube.com/watch?v=3conb0asusa&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=final_de_ano&utm_content=escala_600x90px

Não há dúvidas que, em um tempo relativamente curto, sua tela será substituída por hologramas e será cada vez menor. Creio que, de redução em redução, ele será como um marcapasso ou até menor. Digamos um microchip implantado em seu corpo. Mas, e a bateria, perguntarão vocês. Aí é que entra a nanotecnologia.

https://cnabrasil.org.br/senar

Há muito espaço lá embaixo, disse o criador Richard Feynmann. Microengrenagens injetadas nas veias movidas pelo calor do corpo farão nanocirurgias, limparão artérias obstruídas e removerão tumores microscópicos antes que ofereçam perigo.

Neste ponto vem um problema ético. Chegará o tempo em que implantarão um microcelular nos recém-nascidos. Será do tamanho de 1 nanômetro, o equivalente a um grão de areia em uma praia de mil quilômetros. Perceberam o que Feynman quis dizer com “há muito espaço lá embaixo”?

Ok, você que me lê e duvida. Se tem mais de 40 anos, diga-me uma coisa: na sua juventude, achava que ver filme e ter computador em um pequeno telefone de bolso seria algo que veria em vida?

A questão ética é: podem os pais decidir se os bebês serão vigiados e monitorados pelo resto da vida?

Auto de Natal

Com três apresentações, o espetáculo Auto de Natal emocionou e levou mensagens de paz e de amor ao próximo dentro da programação do 34° Sonho de Natal de Canela.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Daltro Franchini

Morreu o publicitário Daltro Franchini, um dos principais nomes da propaganda gaúcha e brasileira nos 70 a 90. Foi presidente da ABAP, presidente do primeiro Festival de Publicidade de Gramado, presidente da Símbolo Propaganda, uma das maiores do mercado do RS.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »