Bom dia aos pagos

4 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em Bom dia aos pagos

Um causo do alegretense José Augusto Ferrari contado no seu belo livro “Alegrete cuentos y versos”. Fala de um radialista famoso, o Auri Dornelles, que comandava o programa de rádio Bom Dia aos Pagos, sucesso absoluto da emissora alegretense.

Trabalhei na agência de publicidade SGB com um irmão dele, o Amauri, gente fina, em 1973. Gostaria de saber por onde andaria hoje. É preciso ter em mente que, no Alegrete, as distâncias são enormes, e o rádio é fundamental para enviar recados às estâncias e lavouras de arroz.

https://www.brde.com.br/

Existe um sem número de histórias sobre estes programas, como o aviso de um pecuarista para sua mulher, com várias versões, tipo “Alô, dona Maria, o patrão manda avisar que o negócio da égua tá fechado, mas o dele tá de pé”.

Este, relatado no livro do Ferrari, fala de uma ouvinte que pediu ao Auri que informasse o pai que a mãe havia falecido, mas pedindo muito cuidado porque ele sofria do coração. Auri mandou brasa.

– Atenção Fulano de Tal, no Durasnal! Venha urgente pra cidade que sua esposa está hospitalizada e não passa bem.

Após o aviso, conta Ferrari, o Auri arrematou:

– Já vem de luto, índio veio!

Comigo também aconteceu algo parecido. Felizmente menos grave. Num feriadão na época do Plano Cruzado, anos 1980. Deu-se que peguei o trem húngaro para o Alegrete e, a partir de Cacequi, tudo deu errado – acabei em Uruguaiana sem querer. Mas essa já é outra história.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »