Atolados e atoleiros

27 jul • NotasNenhum comentário em Atolados e atoleiros

Sob o título de Manifesto do Empreendedor Gaúcho, o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, reuniu colunistas para detalhar desafios e saídas para o Rio Grande do Sul. É um desafio e tanto.

Planos anteriores que envolveram os três Poderes, como o Pacto pelo Rio Grande, de uma década atrás, tiveram pouco resultado prático. Há gargalos históricos e outros que se desenvolveram mais recentemente.

https://www.veloe.com.br/banrisul?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=tag_banrisul&utm_content=escala_600x90px

O problema maior é que o documento conclama a sociedade gaúcha para se juntar ao esforço empresarial, como aliás aconteceu no Pacto pelo Rio Grande, quando o presidente da Assembleia era Luiz Fernando Záchia, autor da proposta. Com todo o respeito, como se move esse peso-pesado de nome “sociedade”? 

Foi citado o caso específico da não-taxação de produtos importados de até 50 dólares, que antes pagavam 60% de imposto. Ponha-se no lugar do consumidor.

https://cnabrasil.org.br/senar

Ele quer é preço e ante o argumento que a indústria e o comércio perdem empregos com a mola chinesa ou de outros países está além do horizonte dessa grossa camada da população, mesmo que o emprego dela esteja a perigo.

O abraço da sucuri

Em raros momentos essa sociedade pegou junto. Além de pautas políticas, posso citar o dia do Plano Real, em que a URV mudou para a nova moeda. Em um dia, em todos os recantos do país, lá estavam as novas moedas e cédulas. Um prodígio de logística.

Mas em causas abstratas, embora signifique perigo real e imediato, essa sociedade só age quando é convenientemente envolvida como quando uma sucuri abraça a presa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »