As três tampinhas

18 set • NotasNenhum comentário em As três tampinhas

Eu sou eu mais as minhas circunstâncias, escreveu o filósofo Ortega Y Gasset. Às vezes, a circunstância pode ser uma tampinha de garrafa.

São três episódios marcantes envolvendo essa pequena peça que hoje vale o que pesa por serem de alumínio, que não oxida. Por isso, pode ser armazenada a céu aberto.

O primeiro episódio se deu nos anos 1970 envolvendo a Cervejaria Polar de Estrela e a Antárctica. O colunista Carlos Coelho escreveu no Informe Especial da ZH que a segunda tinha sido comprada pela primeira.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw27hn_conteudo_lista2.aspx?secao_id=2117&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=cartão_crédito_isenção_anuidade&utm_content=escala_600x90px

Caiu o mundo, a Polar negou veemente, o Coelho teve que se retratar. Dias depois, o colunista bebia uma cerveja e, em dado momento, viu que, na parte interna da tampinha, estava escrito “Fabricada pela Cervejaria Antárctica”. Triunfante, ele reabriu a coluna e publicou com detalhes a nota. Desta vez ninguém desmentiu.

A segunda tampinha circunstancial se deu em Uruguaiana. O velho Tuxo, personagem folclórico da cidade, gostava de mostrar seus bíceps e, para provar sua força, esmagava a tampinha só com dois dedos da mão. A criançada ficava impressionada, ao que ele comentava.

– E é a mais forte que a companhia produz!

O terceiro episódio envolve a Pepsi Cola de Porto Alegre no início dos anos 1960. A Coca Cola dominava o mercado. Mas o português Heitor Pires criou promoções que deixaram a Coca comendo poeira.

https://cnabrasil.org.br/senar

Uma delas consistia em imprimir prêmios no fundo na tampinha. Outro refrigerante grátis, quantia em dinheiro e o prêmio maior: um Fusca. Só um foi sorteado.

Aí vem a lenda: alguém apareceu com a tampa do fusca com detalhes microscópicos como cédulas da Casa da Moeda. Remédio era dar um segundo carro, até que um funcionário da Pepsi olhou para o outro lado.

Era uma tampinha da Brahma.

Os magrinhos bulímicos

Impressionante como a maior parte dos jornais sofre de bulimia. Estão magrinhos como modelos que só bebem água e vomitam se ingerem algo maior que uma ervilha.

No caso dos impressos, a magreza é pela falta de anúncios mais a redução de páginas para baixar os custos do papel e tinta, que, junto com a logística de distribuição, são os que mais pesam. Mas como acidente de avião, que não tem uma única causa, há uma sucessão de eventos.

O paulatino desaparecimento de leitores é uma – para que ler se tem CHAT GPT? – a lassidão, a frenética busca pelo futuro esquecendo o passado, o não querer saber como as coisas funcionam, o baixo estoque de palavras das pessoas por falta de leitura, prazer em extinção. E, claro a concorrência da edição virtual e das redes sociais.

A falta de anunciantes também é um acidente de avião. Ao longo das últimas décadas, o Rio Grande do Sul foi perdendo relevância econômica e política na sequência.

Quando comecei a trabalhar no jornalismo, há 56 anos, o PIB (na época tinha outro nome) gaúcho representava 12% do Produto Interno Bruto nacional; hoje, não chega a 6%.

A roda da economia estreitou e encurtou. Não temos volume de publicidade para sustentar confortavelmente tantas publicações. 

Como sempre lembro, será que estamos entregando ao leitor um jornal que ele quer ler? E o leitor comum lê os jornais ou só os vê? 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »