Apesar dos pesares

12 abr • NotasNenhum comentário em Apesar dos pesares

Tudo bem que o Brasil tem problemas, às vezes eternos. Mas comparado com países vizinhos e de longa distância até que somos abençoados.

Yes, temos serial killers como nos Estados Unidos, e ataques nas escolas. Mas em matéria de natureza e seus estragos vivemos livre de sobressaltos, salvo quando aqueles dois maninhos El Niño e La Niña resolvem fazer das suas.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/conta-universitaria-cashback-cartao-credito.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=conta_universitaria&utm_content=escala_600x90px

Não temos terremotos, nem tsunamis (por enquanto…). E mesmo que a gente se bique, não temos guerras, declaradas ou civis. Não temos uma Ucrânia aqui, belo país que seu Putin resolveu destruir.

Aqui do lado, a Argentina enfrenta uma inflação superior a 100% ao ano, dragão que nós já vivemos e resolvemos em 1973. Fruto de governos irresponsáveis e demagogos, o belo país de Carlos Gardel é uma caricatura do que já foi. Uma população que vota no peronismo em suas várias formas é difícil de entender.

https://cnabrasil.org.br/senar

Quem conheceu Buenos Aires em décadas passadas sabe do que vou falar. A Calle Florida com seus cafés, rodas de tango nas ruas, comida excelente e carne idem, um oásis latino-americano. No meu entender, quem causou a maior destruição foi o Casal Néstor e Cristina Kirchner, esta ainda causando estragos até hoje.

O prato da dona Leda

Os hermanos tinham orgulho do seu país. Lembro de um episódio ocorrido em 1973. O câmbio favoreceu os brasileiros e, certa feita, fomos para Paso de Los Libres, do outro lado da fronteira e da ponte de Uruguaiana.

Fizemos algumas compras a preços ridículos, e bateu a fome. Fomos a um restaurante. O menu ofertava uma quantidade enorme de pratos. Minha sogra Leda chamou um garçom e falou  portunhol.     

– Mas qual és lo plato de la casa?

O cara da bandeja estufou o peito como se fosse cantar o hino nacional.     

– Todos, señora, todos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »