A travessia do Rio Sem Volta

5 jul • NotasNenhum comentário em A travessia do Rio Sem Volta

 Houve quem achasse arriscado o governador Eduardo Leite ter assumido publicamente que é gay. Não compartilho dessa opinião. Pré-candidato que é para disputar a Presidência da República pelo PSDB em 2022, o governador tornou seu nome conhecido do dia para noite em todo o país, condição indispensável para atingir o objetivo colimado. E tem chances de ser o escolhido pela cúpula tucana exatamente devido a esse fator, primeiro passo.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3141&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=cdc_sustentabilidade&utm_content=centro_600x90px

Vou além. Leite pode até tirar votos de Lula como um nome de terceira via, mas não tira votos de Bolsonaro. Por isso que a esquerda mais ardilosa – inclusive gays – criticou o governador gaúcho, logo ela que sempre defendeu a causa. É o temor de um concorrente real e imediato.

É claro que tem muito processo em desenvolvimento, sem falar no imponderável. A história é como a nuvem do deputado mineiro Magalhães Pinto, olha está de um jeito, olha de novo e está de outro. Então é cedo para se ter uma visão clara do cenário eleitoral, ainda sob a poeira da bipolaridade, essa desgraça brasileira.

Perdas & ganhos

Em tese, apenas em tese, Eduardo Leite pode perder o voto conservador, dos evangélicos e dos católicos praticantes, mas acredito que tenha somado pontos entre as mulheres, menos preconceituosas com os gays, e os quem estão cansados tanto de Lula quanto do presidente. A questão é quantificar o voto pró e contra, quais desses públicos tem mais votos.

Por fim…

…vamos deixar de hipocrisia. Boa parte dos homens públicos que louvaram seu gesto de assumir a condição, o elogiaram só da boca para fora. Intramuros fizeram piada com ele. A maldade, assim como a mentira,  é universal.

Festival coreano

De 9 a 11, missão diplomática coreana realiza um grande festival online, direto de Brasília, e ao vivo do Youtube para todo o país. Trata-se do Festival República da Coreiaque terá Kpop, gastronomia, cinema, Kdramas, documentários sobre tecnologia e a Covid19, música tradicional, universidades coreanas, entre outras atrações. A imagem mostra a capital Seul.
N Seoul Tower (1)

Fim da picada

As empresas de transporte coletivo de Porto Alegre estão em tal Estado de calamidade que um consórcio não tem mais dinheiro para abastecer toda a frota e cumprir horários. Décadas de gratuidade, que chegaram a 35% da lotação do ônibus, de falta de prevenção, caíram no colo do prefeito Sebastião Melo.

Quem paga a conta?

Apenas uma parte dos passageiros paga a passagem, percentual que gira em torno de 18%. O resto quem paga é o patrão do passageiro, via Vale Transporte.

O fim está próximo

Sinais de que o fim está próximo surgem diariamente. Depois que vi placa em bar anunciando chope de bergamota, concluí que o Armagedon bate à porta.

Tortura alada

Mesmo extrapolando suas funções, o projeto do vereador porto-alegrense Luciano Radde (PT) de mudar lei federal proibindo criação de pássaros em gaiolas, tem toda razão de ser. É como jogar alguém em uma solitária mesmo não tendo cometido crime algum.

Os perigos do otimismo

Leitor não concorda que sejam favas contadas a vitória de Lula nas eleições de 2022, como se lê na maioria das pesquisas recentes. De fato, tem muita água por passar debaixo desse moinho. Paradoxalmente, o maior inimigo de Lula e ele mesmo com o clima ” já ganhou” faltando todo esse tempo. Por isso a ressalva “se as eleições fossem hoje”.

A vez dos empresários

O empresário Luciano Hang, da Lojas Havan, foi intimado a depor na CPI da vacina por ter se empenhado na compra e doação de vacinas por particulares e ouvido estranhos no  ninho. Em nota oficial, Hang diz estar tranquilo e que seu depoimento esclarecerá as dúvidas. A empresa doou R$ 5 milhões em 2020 em equipamentos, inclusive tubos de oxigênio para Manaus.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »